Intermediação de negócios: formas de negociar gastando menos

Intermediação de negócios - Fonte: Pexels

Para quem trabalha com negócios e aplicações em bolsas de valores, provavelmente já ouviu falar em intermediação. A intermediação de negócios como o nome sugere funciona como uma ponte entre vendedores e clientes. A intermediação pode ocorrer entre empresas (B2B), entre empresa e consumidores finais (B2C) ou entre consumidores (C2C). Confira a seguir o que é essa intermediação e qual sua funcionalidade no mundo do empreendedorismo.  

A intermediação 

Essa função sempre existiu e ainda ocorre principalmente para gerir melhor a negociação entre empresas e consumidores. Sendo que antigamente era algo sem custo para conseguir atrair a maios quantidade de anúncios possíveis. Porém, atualmente esse serviço já pago, sendo que o mesmo é feito por meio de comissões ou então valores fixos acordados com os anunciantes que utilizam o serviço.  

Empresa para empresa (B2B) 

Todo o processo relacionado com a oferta e demanda de produtos e serviços de empresas, instituições, podendo ser com ou sem fins lucrativos, entre outros, é feito por meio de um intermediário. Isso ocorre para facilitar o trabalho da empresa e também a relação dela com as outras empresas, que podem ser fornecedores e prestadores de serviço de vários níveis.  

Compra coletiva 

A compra coletiva ocorre quando um grupo de empresas ou pessoas, tanto físicas como jurídicas, se reúnem para comprar produtos semelhantes em maior quantidade para conseguir um maior poder de negociação. Nesse caso, o intermediário irá receber uma comissão pela transição, sendo responsável pela compra com o fornecedor.  

Distribuidor 

Nesse caso ocorre a intermediação entre fornecedores e revendedores. Os revendedores compram os produtos e fazem a revenda dos mesmos, podendo fazer alterações ou não no produto. Isso garante ao fabricante uma distribuição maior dos produtos, e já para os revendedores se torna uma vantagem pelos custos reduzidos e pela negociação que pode ser feita comparando os preços de diferentes fabricantes.  

Shopping Virtual 

Os shoppings virtuais já são amplamente conhecidos, sendo plataformas que reúnem diversas empresas e lojas em um mesmo lugar. Dessa forma, os usuários conseguem ter uma ampla diversidade de opções e realizar comparações rapidamente do preço dos produtos. Isso traz uma boa visibilidade para o lojista e garante mais chances de venda quanto mais popular for a plataforma. O custo desse intermédio é geralmente dado por meio de mensalidade, criação da loja dentro da plataforma ou então taxas por venda.  

Se você quiser saber mais sobre o mundo dos negócios, não deixe de conferir sobre as melhores estratégias empresariais e como criar a sua