Como usar Inteligência Artificial na estratégia de comunicação com o cliente

Inteligência Artificial - Fonte: Pexels

A inteligência artificial (IA) vem ganhando destaque nas principais empresas principalmente na relação com o cliente. Isso porque utilizar essa tecnologia traz diversas vantagens tanto para o consumidor como para a marca. Afinal, utilizar uma IA permite que o atendimento seja contínuo, funcionando 24 horas por dia, por meio de canais como o WhatsApp. E assim, as empresas conseguem atender um número maior de pessoas sem cair a qualidade no atendimento. Confira a seguir como utilizar essa tecnologia na comunicação da sua empresa. 

Como funciona  

A inteligência artificial é um ramo da computação que permite que tecnologias repliquem respostas humanas e tomada de decisões. Dentre essas tecnologias, o chatbot é uma das mais utilizadas por empresas. Esse software pode ser integrado a canais de comunicação, como WhatsApp, e-mail, chats on-line e muito mais.  

O que o software faz é primeiro receber as informações do cliente, depois raciona sobre elas, busca a melhor resposta, processa os dados e toma uma decisão. E a cada nova interação ele aprende melhor como responder ao problema dado a ele. Portanto, as IA são ótimos suportes para responder perguntas como:  

  1. Qual meu horário de agendamento? 
  1. Quais horários estão disponíveis? 
  1. Qual o valor do serviço?  

Como usar 

Com ferramentas como o chat box é possível implementar essa tecnologia em quase todos os canais de comunicação, de forma que ela fique responsável por resolver perguntas mais diretas, e caso não consiga resolver faça o encaminhamento para um atendimento humano. Confira a seguir algumas formas de como usar essa tecnologia para melhorar o atendimento. 

Múltiplos atendimentos 

Diferentemente das pessoas, uma IA consegue atender vários clientes ao mesmo tempo. Isso permite que a capacidade da empresa aumente e que os consumidores tenham suas perguntas respondidas mais rapidamente, o que aumenta a satisfação.  

Atendimento 24h 

Colocando a IA para trabalhar nos canais de WhatsApp, os clientes conseguem resolver suas dúvidas sem precisar ir para outros canais como e-mail ou site. E ainda, a IA não tem horário, portanto ela consegue suprir demandas que surgem fora do horário de trabalho.  

Integração de dados 

Por fim, com a IA é possível fazer uma integração dos dados, de forma a conseguir analisar melhor as necessidades dos clientes. O que permite criar estratégias e trazer soluções mais efetivas para a empresa e para a prestação de serviços.  

Tempo 

Com as IAs a empresa economiza no custo, padroniza o atendimento e ganha tempo. Assim, os atendimentos humanos ficam focados em problemas que realmente precisam de atenção. E as pessoas são atendidas mais rapidamente.  

Quer saber mais sobre tecnologias em expansão? Não deixe de conferir como as tecnologias exponenciais podem ajudar a sua empresa a crescer