7 formas de conseguir investidores para tirar o seu negócio do papel

Investidores - Fonte: Pexels

Para quem está começando o seu próprio negócio é importante conseguir investidores para dar início e trazer o que está no papel para a realidade. E atualmente existem diversas formas de conseguir investidores, sendo que cada uma irá ser mais indicada dependendo do negócio. Confira a seguir 4 formas de conseguir investidores e construir o seu negócio da melhor forma.  

1. Fs 

Essa sigla se refere a família e amigos, sendo que é uma ótima forma para quem quer abrir um negócio pequeno e precisa de algum investimento que não seja tão alto. Além disso, ao apresentar sua ideia para amigos e familiares pode mostrar se é um negócio com potencial ou se algo precisa ser repensado.  

2. Incubadora 

Para quem tem uma boa ideia, mas ainda precisa trabalhar nela, uma ótima opção são as incubadoras. Startups geralmente começam em incubadores antes de serem lançadas no mercado. As incubadoras ficam dentro de universidades e instituições de ensinos, sendo voltadas para recém-formados e novos empreendedores.  

3. Aceleradoras 

Esse é passo após a incubadora. Negócios que apresentam grande potencial na visão das aceleradoras, ganham investimento, treinamento e consultoria pelas aceleradoras em troca de parte do capital da empresa.  

4. Investidor-Anjo 

Empresários sempre buscam por novos negócios para investir, e o investidor-anjo é alguém que faz investimento na fase inicial do negócio. Ou seja, ele dá o investimento necessário para tirar as ideias do papel. Contudo, ao apresentar o negócio para o investidor-anjo é preciso já ter um plano de negócios com tudo bem definido, quais os produtos e o investimento necessário. Um exemplo comum em que investidores-anjos são bem ativos são as startups.  

5. Capital semente 

Após conseguir investidores-anjos, o próximo passo é o capital semente. Nesse caso, já existe uma definição do modelo de negócios e um preestabelecimento no mercado. O investimento de um capital semente fica em torno dos 500 mil reais e também ocorre nessa fase inicial do negócio. 

7. Crowdfunding 

O crowdfunding é o nome em inglês da famosa vaquinha. Para quem está querendo abrir uma empresa que venda determinado produto inovador ou serviço, pode-se apresentar a ideia para pessoas e pedir por ajuda monetária por meio de vaquinhas on-line. Nesse caso, pessoas interessadas no produto farão o investimento inicial para ver o seu negócio sair do papel. Hoje em dia existem diversos tipos de sites e plataformas que auxiliam no crowdfunding sendo que alguns são específicos para novos negócios e novas empresas.  

6. Empréstimos bancários 

Muitas vezes, os empréstimos bancários são os mais utilizados por empreendedores novos, contudo nem sempre são a melhor opção, pois contam com juros mais altos. Diversas instituições financeiras contam com aporte para financiamento de negócios e microempresas. Mas a dica é sempre buscar por outras opções antes de partir para o empréstimo bancário.  

Por fim, não deixe de conferir algumas dicas para ser um bom empreendedor e se destacar.