5 passos para aumentar os lucros com uma boa gestão da sua oficina mecânica

5 passos para aumentar os lucros com uma boa gestão da sua oficina mecânica

O mercado de oficinas mecânicas vem se mostrando cada vez mais concorrido nos últimos anos. Neste cenário temos visto várias destas oficinas fechando as portas, mesmo tendo vários anos de experiência. O motivo muitas vezes é um só: não investiram na gestão do negócio e o mesmo deixou de ser rentável.

Isto é comum no ramo das oficinas mecânicas pelo fato de que na maioria das vezes os proprietários ou gerentes acabam focando suas atenções quase que exclusivamente ao trabalho no pátio, mas se esquecem de tudo mais o que cerca a empresa. Por isso, hoje vamos mostrar alguns passos para que sua oficina passe a faturar mais e se organizar melhor, aumentando seus lucros.

Tenha cuidado com sua infraestrutura

Para você entender melhor o porquê de investir na infraestrutura da sua oficina mecânica vamos fazer um exercício de imaginação. Pense que você precisa ir a um dentista para avaliar uma dor no dente. O procedimento padrão do dentista será analisar o dente, fazer um diagnóstico e realizar o procedimento necessário para resolver o problema. Espera-se que em todos os casos se faça isso, então o procedimento deixa de ser um diferencial. Então você irá procurar um local para resolver a sua dor, encontra um consultório, porém o mesmo tem aspecto sujo, você não é bem atendido e ainda precisa esperar um bom tempo para ter uma simples informação. Você desiste deste consultório, continua sua busca e encontra outro muito limpo e organizado, é atendido com extrema educação e em pouco tempo você já sabe quando poderá consultar e outras informações.

Analisando o exemplo acima, troque uma dor de dente por uma falha no motor. Qualquer oficina oferecerá uma análise do problema e uma possível solução. Você se diferenciará do seu concorrente se, além de prestar um bom serviço, atender bem ao seu cliente, manter um visual limpo da sua oficina, sem aspecto de velha e abandonada. Além disso, algumas amenidades são sempre bem-vindas e darão ao cliente uma sensação de que você é mais que um prestador de serviço, mas sim um amigo. Elas podem ser um café quentinho, banheiros limpos, uma TV ou um sistema de Wi-Fi gratuito. Tenha em mente que um cliente hoje em dia se preocupa muito mais com a experiência durante o atendimento do que simplesmente o serviço e o preço.

Cuidado com fornecedores e seu estoque

Como você viu acima, existem outros fatores que diferenciarão sua oficina mecânica das demais além do preço do serviço. Entendendo isso você pode corrigir um dos erros mais comuns neste mercado, que é buscar sempre as peças e itens mais baratos para o uso nos reparos. Buscar lucro desta forma poderá gerar problemas a longo prazo, pois o cliente que aparentemente estará satisfeito por ter economizado dinheiro naquele serviço, após um tempo verá o problema em seu veículo retornando, talvez até em pior escala, gerando a necessidade de outro reparo, mais gastos e ele verá aquela economia inicial indo embora.

Esta experiência do seu cliente é muito prejudicial à sua imagem pois o mesmo provavelmente deixar de confiar no seu trabalho, ainda não o recomendará aos seus amigos e parentes.

Por isso você deve estar sempre atendo aos seus fornecedores e à qualidade do que é oferecido para sua oficina. Existem muitos vendedores no mercado que visam apenas o lucro e oferecem produtos de pior qualidade sem que você perceba. Estes vendedores também vão fazer de tudo para te vender a maior quantidade possível, e este é outro problema que pode aumentar seus custos e diminuir seus lucros.

Você precisa se atentar à manutenção do seu estoque. Itens parados significam dinheiro que você deixou de investir em outra coisa, e agora você não pode mais reavê-lo enquanto o mesmo não se transformar em algum serviço e o respectivo pagamento. Mantenha um histórico de gastos ao longo do tempo para entender quando você deve manter um estoque mais alto e quando pode ficar mais tranquilo pois o movimento na oficina diminuiu. Também fique atendo às condições da compra, principalmente o prazo de entrega, para não correr o risco do que estar estocado acabar antes do que você comprou chegar.

Invista na qualificação da equipe

Outro ponto muitas vezes negligenciado nas oficinas mecânicas é a capacitação da equipe. Não podemos ignorar que a tecnologia automotiva avança cada vez mais rápido, então ter uma equipe desqualificada é sinônimo de serviço sem qualidade. Por isso proprietários e gerentes de oficina devem procurar sempre novidades no ramo automobilístico para implementar, além de buscar meios de capacitar sua equipe.

Neste sentido os cursos EaD se mostram como a melhor opção, pois não demandam o deslocamento da equipe para uma sala de aula. Se o curso for ministrado de forma 100% online, melhor ainda, pois as aulas podem ser assistidas em qualquer lugar e horário. A Universidade Nuvem apresenta soluções em ensino à distância nos mais diversos assuntos. Uma delas, muito relevante para oficinas mecânicas, é o curso de Eletricidade Automotiva. Nele o aluno aprende a elétrica e eletrônica, do básico ao avançado, se qualificando para diagnosticar e reparar os mais diversos defeitos nos automóveis. Se você se interessou é só clicar aqui para conhecer este e outros cursos.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem

Não misture suas finanças pessoais

Você já precisou ir ao mercado no meio do dia, viu que deixou sua carteira em casa, então decidiu pegar um trocado no caixa da sua oficina? Saiba que esta prática, e outras que envolvem maiores gastos, são grandes vilãs do lucro em uma oficina mecânica. É preciso separar suas contas pessoais das empresariais. Para isso você deve estabelecer quanto irá retirar do faturamento por mês, seja este valor fixo ou variável, e então fazer esta gestão por conta própria, sem envolver sua oficina. Isso garante que seu fluxo de caixa reflita exclusivamente o que seu negócio pagou e recebeu, sem os famosos “furos”.

Mantenha seu capital de giro

Por fim, sua oficina mecânica sempre estará sujeita a imprevistos que demandarão um gasto além do normal. Para que isso não prejudique o funcionamento da mesma você precisar ter sempre um capital de giro que garanta que sua oficina continuará funcionando mesmo que temporariamente as finanças não andem bem. Mantenha suas movimentações financeiras bem organizadas para não ter problemas com isto.

Para cuidar das suas finanças e de toda a gestão da sua oficina você pode contar com o sistema Oficina Integrada. Ele foi construído pensando no dia-a-dia deste ramo de negócio, sendo uma ótima solução para gerenciar ordens de serviço, orçamentos, contas, etc. Além disso seu cliente pode acompanhar o andamento do serviço prestado pelo seu site e ainda pode avalia-lo por meio de pesquisa de satisfação. Clique aqui e saiba mais sobre estas e outra funcionalidades do software online Oficina Integrada.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas