4 dicas para sobreviver a tempos de crises

Empreender em crises - Fonte: Pixabay
Empreender em crises - Fonte: Pixabay

Tempos de crises são fases de instabilidade e imprevisão, ou seja, não dá para saber quando vão chegar e quando vão acabar. Sendo assim, podem afetar e muito empresas despreparadas para cenários como este. 

Um exemplo atual é a pandemia de Covid-19, que deixou os serviços de saúde em crise, mas também impactou a economia mundial. Neste contexto, muitas empresas tiveram que fechar as portas e até mesmo decretar falência. 

Poucas empresas conseguiram sobreviver e passar pelo tempo de crise quase que ilesas. E se você quer descobrir o que elas fizeram para se proteger, continue lendo este artigo e descubra as principais dicas para manter uma empresa durante uma crise. 

Reserva de emergência

A principal maneira de estar preparado para uma crise é ter uma reserva de emergência. Esta reserva vai te ajudar a manter o funcionamento de partes essenciais da sua empresa. 

E para fazer esta reserva, basta organizar o orçamento da sua empresa e aproveitar os bons tempos. O momento certo para guardar dinheiro é quando ele está sobrando e assim, quando você precisar vai ter. 

Reduza os gastos fixos 

Infelizmente, tempos de crise são imprevisíveis, não podemos calcular quanto tempo irá durar. Por isso, uma medida imediata ao detectar um período de crise na frente é replanejar o direcionamento dos seus investimentos. 

Portanto, esteja ciente que será preciso cortar gastos, mesmos que essenciais, para garantir o funcionamento daquilo que é realmente necessário. Alguns desses gastos fixos são energia elétrica, água, aluguel e esses podem ser reduzidos apenas diminuindo o horário de funcionamento. 

Outra opção de redução de gastos fixos é diminuir o time de colaboradores, infelizmente em tempos de crise o desemprego é quase que inevitável. Quando se fala em redução de custos reduzir o que é possível, auxilia na manutenção do essencial. 

Acordos com fornecedores

Uma medida indispensável para manter o funcionamento de uma empresa é reduzir a compra de materiais, já que as vendas diminuem. Portanto, contate os seus fornecedores e juntos encontrem o melhor acordo para redução de gastos sem prejuízos aos seus contatos. 

É importante lembrar que, mesmo que não haja vendas, manter os fornecedores é necessário para quando a crise passar e o mercado voltar a subir. Por isso, seja honesto e encontre uma solução para ambos. 

Gostou deste conteúdo? Então confira mais como este no Blog Mundo Mídia, aprenda a ser um empreendedor melhor.