Como fazer indicadores KPI para a minha empresa?

Se você é administrador de empresas e tem interesse em novas técnicas eficazes de gestão, certamente já deve ter ouvido falar do KPI, os famosos Indicadores de Desempenho. Eles têm objetivo de monitorar o desempenho de uma determinada ação, no contexto empresarial, e mensurar os seus resultados diretos.

No entanto, mesmo que já tenha lido sobre o assunto e buscado entender sobre, você deve estar se perguntando: quais critérios o KPI mede e como elaborar os próprios indicadores? Vamos explicar.

Os critérios do KPI

O KPI mede, geralmente, os seguintes critérios:- Tempo e duração do processo ou ação;

– O custo desta ação, incluindo qualquer impacto financeiro que ela possa acarretar à empresa;

– A capacidade produtiva, que equivale aos resultados, número de produtos vendidos ou, então, serviços prestados num determinado recorte de tempo;

– E, por fim, a qualidade do produto conforme parâmetros estabelecidos pela norma ISO9001.

Para quem desconhece a ISO9001, ela é uma norma reconhecida internacionalmente que rege os recursos necessários à melhoria do desempenho de uma organização.

Voltando ao KPI em si, quais são os seus principais indicadores?

Os indicadores indispensáveis:

– Eficiência: ela está intimamente atrelada aos processos produtivos da empresa e compreende variáveis como o gasto com matéria-prima, recursos financeiros, a gestão do trabalho manual, etc;

– Eficácia: diz respeito à durabilidade de produtos, profissionalismo da sua equipe durante o processo de venda, especialmente durante atendimentos, e a percepção do cliente da sua marca;

– Efetividade: trata dos resultados das ações realizadas previamente, especialmente quando se considera os objetivos estratégicos e os recursos que foram necessários para atingi-los.

Existem ainda outros indicadores, mas os três acima são os principais e figuram em qualquer KPI.

Agora você já sabe quais fatores são indispensáveis para a estruturação dos Indicadores de Desempenho. Resta, como costumamos dizer, colocar a mão na massa! Para mais dicas de gestão e administração de empresas em geral, continue acompanhando o blog da Mundomidia!