Por que seus clientes estão te abandonando

Se você vende, mas não consegue identificar quem são os seus clientes, provavelmente, eles estão te abandonando.

O foco de toda empresa é conseguir clientes e encantá-los. Pena que esse processo não é tão simples quanto parece. O segredo do sucesso, não é vender e sim, oferecer uma experiência única ao cliente. Nós já falamos sobre isso aqui no blog, precisamos parar de vender e começar a oferecer ofertas irresistíveis aos seus clientes.

Para isso, é necessário muito trabalho duro para construir uma proposta de valor e uma relação próxima, com confiança entre o cliente e sua empresa. Sem essa empatia com o cliente, ele provavelmente não irá comprar de novo. Segundo pesquisas, conseguir um novo cliente custa 7 vezes mais que reter um que já tenha realizado pelo menos uma compra. Vender e ser abandonado pelos seus consumidores é um dos maiores erros cometidos pelas empresas e são 3 as principais causas, olha só:

Forçar o cliente

Se seu cliente perceber que o que você quer é que ele compre, pronto, é uma venda perdida. A maioria dos consumidores detestam estabelecimentos que empurram suas mercadorias e serviços. Eles precisam se sentir valorizados. Portanto, trate a primeira venda como o início da relação de vocês, não apenas dinheiro entrando no seu caixa. Nunca se esqueça, o cliente é mais importante do que a venda, porque é ele quem poderá comprar de novo.

Pecar no atendimento

Você sabia que 82% dos clientes param de comprar um estabelecimento devido ao mal atendimento? E como está esse setor da sua empresa? Seus funcionários estão treinados, o discurso alinhado e com o foco no consumidor?

Investir em um atendimento de qualidade é proporcionar uma experiência memorável para seu cliente. E se é memorável, seu cliente com certeza vai lembrar de você.

Se seu atendimento está pouco desenvolvido e a fala dos funcionários muito desalinhada,  provavelmente esse é o motivo do abandono dos seus consumidores. Invista em capacitações para que seus funcionários se tornem excelentes vendedores.

Não oferecer um suporte

Se após a compra, você esquecer que seu cliente existe, será que ele quem te abandonou ou você quem abandonou ele? O pós venda é tão importante quanto a venda, porque ele é o principal fator para gerar outras vendas.

Aproximadamente 55% dos clientes não realizam uma segunda compra porque não construíram uma relação de fidelidade com a empresa. Para melhorar essa relação, você deve oferecer suporte para seus clientes. Entre em contato, por ligação, e-mail, a forma que preferir. Procure saber se o cliente gostou do produto, se possui alguma sugestão e como foi a experiência para ele.

Um sistema de gerenciamento é a ferramenta principal para ajudá-lo a manter essa relação com o seu cliente. Você tem a opção de enviar e-mails ou SMS automáticos, mantendo uma boa comunicação com o seu consumidor. Além dessa opção, esses softwares ajudam no controle financeiro, do estoque, além de emitir orçamento, gerenciar ordens de serviços e muitas outras opções que vão otimizar a administração da sua empresa.

Nuvemgestor