Quem deve mostrar o imóvel: Proprietário ou corretor?

Na hora de mostrar internamente o imóvel habitado, existem algumas vezes os impasses, quem apresenta o imóvel o corretor de imóveis ou o proprietário? O correto é que seja sempre o corretor de imóveis, mas na prática ocorre muito do proprietário apresentar o imóvel, algumas vezes justamente porque o corretor está apresentando o imóvel pela primeira vez. O corretor deve sempre conhecer primeiro o imóvel antes de mostrar para o cliente, porém nem sempre é possível por várias questões, horários, urgência do cliente, permissão do proprietário, nesse caso alguns complica até mesmo quando o corretor vai apresentar um cliente, imaginem quando quer conhecer o imóvel para oferecer a futuros clientes? Nesse caso é melhor restringir a certo número de imobiliárias ou corretores, caso a pessoa não tenha tantas facilidades de receber visitas, facilitará a sua vida e do corretor que muitas vezes se queima com o cliente comprador por viver na tentativa de agendar visita ao imóvel de seu interesse e não consegue, acaba se prejudicando.

O que ajuda e o que atrapalha o proprietário apresentar o imóvel?

A questão é muito subjetiva, existem casos muito particulares que poderão influenciar: Os comportamentos de corretores e proprietários individualmente, o imóvel tratado em questão… O imóvel sendo apresentado pelo proprietário poderá ter definições diversas, ninguém conhece melhor o imóvel do que o próprio dono e esse ponto é muito favorável, porém ele não tem conhecimento técnico a respeito de imóveis e poderá deixar passar pontos importantes que serão de grande influência na escolha do comprador, algumas vezes acontece o reverso, ele cita algo de extrema importância que pessoas externas jamais descobririam, ele não conhece as necessidades buscada pelo cliente comprador e não consegue expressar os pontos fortes do imóvel, em regra não conhece de planta de imóvel e não sabe que pontos podem ser modificados ou que há possibilidades, alguns são mais atentos e conhece a estrutura da construção, facilitando a resposta sem necessidade de consulta de um profissional.

O corretor apresentando o imóvel poderá especificar quanto à distribuição do imóvel, possíveis modificações, a prumada do sol, vista, ruídos, quanto o benefício ou não da posição do andar, qualidades de acabamento, integração dos cômodos, qualidade construtiva e de conservação e até mesmo da construtora responsável pela obra. Dentre outras questões relevantes na procura de imóveis.

O que pode ser feito?

Se o corretor não conhece o imóvel, é aconselhável que o proprietário apresente e ele acompanhe para verificar o que está sendo dito, qual a veracidade e até mesmo citar pontos a serem mencionados e também questionar o que for necessário. Na apresentação do corretor acontece o inverso, o proprietário deve acompanhar para observar a desenvoltura do corretor e se ele não está se perdendo ou deixando de mencionar algo que ajuda a valorizar o imóvel ou tenha grande importância, quando o proprietário já conhece o corretor e deposita nele confiança, deverá ficar no imóvel e o melhor e deixar que o corretor faça a apresentação, algumas vezes o próprio comprador se sente mais à vontade.

Colega corretor Cuidado, não deixe a apresentação do imóvel em total responsabilidade do vendedor, além de estar fugindo da sua função correrá riscos de uma negociação direta, gerando atrito com o proprietário que questionará a sua função e poderá ocorrer dos mais “espertos” nessa hora de semelhanças se identificarem e começarem a conversar questões particulares e trocas de contatos que poderá gerar sérios embaraços futuros.

Você que está vendendo um imóvel, como acha que poderá vender mais rápido o imóvel? Apresentando o imóvel ou deixando a cargo do corretor? Colega corretor como acha que vai melhorar os seus resultados? Como apresentar o imóvel, qual a sua reação nos pontos citados e possíveis de acontecer em uma apresentação de imóveis?

Para uma avaliação mais concreta cabe também pesquisas de mercado para que seja aprimorado o que deve ser feito para facilitar as situações de compradores e vendedores.

Os comentários são muito importantes para os colegas observarem novas maneiras de apresentação dos imóveis ou aperfeiçoamento das já utilizadas e para os proprietários também obterem sugestões que poderão contribuir com uma negociação mais rápida. Participe.

Por: Manoel Santos

Fonte: www.imoveisencontrar.com