O que ninguém te diz sobre gerenciar uma loja de materiais de construção

As lojas de materiais para construção vendem praticamente os mesmos produtos e a preços parecidos. Conheça, agora, a fórmula para a sua empresa se destacar.

A maioria dos clientes chega a uma loja de materiais de construção para solucionar um problema: consertar o cano que estourou, a pia que entupiu, pintar a parede que descascou. Normalmente, o consumidor tem pouco conhecimento sobre seu contratempo e precisa do vendedor para ajuda-lo. Em geral, as lojas de materiais de construção vendem praticamente os mesmos produtos e a preços parecidos. Portanto, é necessário um bom atendimento para se destacar.

Muitas vezes, é difícil descobrir se o cliente de fato ficou satisfeito com o atendimento. Apenas 6% dos consumidores fazem uma reclamação formal e muitos usam as redes sociais como desabafo. Portanto, fique atento à qualidade do seu atendimento para não gerar detratores e prejudicar a reputação do seu estabelecimento. O atendimento deve ser a alma do seu negócio, confira algumas dicas de como impulsiona-lo:

Vendedor Consultor

Para apagar 1 experiência negativa, é preciso 12 positivas. Ou seja, você deve investir para que apenas as positivas aconteçam. O melhor método para isso é criar uma cultura de atendimento de qualidade em sua loja.
Mais que um vendedor, seu funcionário precisa ser um consultor. Afinal, ele deve ajudar o consumidor a solucionar um problema. Logo, ele precisa conhecer muito bem a loja e as especificações de cada produto. É necessário saber negociar com o cliente, ser flexível nas horas convenientes, mas não ceder demais.

Seus colaboradores precisam estar focados em agir estrategicamente no bom atendimento do seu negócio. Por isso, quanto mais você automatizar os processos, melhor. Ter um software de gerenciamento é essencial, porque é possível controlar o estoque, fluxo de caixa e outros processos. Assim, seu funcionário pode concentrar mais esforços em encantar o seu cliente.

Treine seus funcionários

Capacite seus colaboradores com frequência. Reveja sempre as novidades do mercado, técnicas de vendas, rotinas da loja e conhecimento sobre os produtos. Dê um retorno a eles sobre os pontos positivos e quais precisam melhorar.

Motive seus colaboradores

Reconheça a sua equipe. Ofereça oportunidades para que eles se desenvolvam pessoalmente, profissionalmente e socialmente. Não sobrecarregue o seu time, contrate a quantidade de funcionários ideal para o tamanho da sua loja. Mostre ao seu funcionário o valor que ele gera para a empresa. Assim, ele mostrará o valor do seu negócio para o cliente.

 

 

loja-materiais-de-construção