Diagrama Espinha de Peixe: o que é e como aplicar na sua empresa

Conheça essa ferramenta que ajuda a analisar as causas e efeitos dos problemas da sua empresa.

O Diagrama de Espinha de Peixe, também conhecido como Ishikawa, é uma ferramenta de qualidade que visa analisar as causas e feitos de um determinado problema. O diagrama propõe análises e testes para averiguar quais ações precisam ser eliminadas para que o problema seja resolvido.

O objetivo é analisar fatores que envolvem o processo da empresa, e assim, detectar o seu problema. Como o diagrama busca ter uma visão geral das causas, raramente detalhes são passados em branco, tornando a ferramenta efetiva e assertiva.

O diagrama é muito utilizado para idealizar as causas principais e secundárias de um problema, pois visualiza os processos de maneira mais sistemática. Além de identificar as soluções, é possível propor melhorias nos processos.

Para construir o diagrama, você precisa seguir esses passos:
1.    Definir o problema a ser analisado;
2.    Desenhar uma seta, no sentido horizontal, direcionada à direita.
3.    Escrever o problema identificado em frente à seta.
4.    Fazer um levantamento das possíveis causas desse problema, levando em consideração 6 campos da sua empresa. Em cada um desses setores, faça a pergunta: Por que isso está acontecendo?
– Máquina: Equipamentos e ferramentas utilizados;
– Mão de obra: Funcionários;
– Método: Modo como o processo é realizado.
– Materiais: Recursos envolvidos no processo.
– Meio-ambiente: Fatores do ambiente relacionados ao processo.
– Medidas: Forma de medição que ajudariam a detectar o problema.

Vale destacar que você não precisa considerar todos esses 6 fatores. Avalie quais são relevantes para o seu caso e quais se encaixam na realidade da sua empresa.
Vamos te dar um exemplo para que fique mais claro. Você possui uma oficina mecânica e enfrenta um problema de atrasos dos pedidos. Vamos analisar?

Gráfico Espinha de Peixe

Utilizamos todos os fatores só para você ter uma noção, mas note que os fatores problemas são as máquinas, a mão de obra e o meio ambiente. Não há um limite de prazo para que os pedidos sejam entregues, o que dificulta o controle, por isso vamos estabelecer este limite.
A medida ideal para esse problema seria comprar mais um elevador hidráulico, além de contratar outro funcionário. Também será necessário instalar uma política de limpeza e organização na oficina.

Para conseguir se dedicar à parte estratégica da empresa, é necessário ter a parte operacional automatizada. A melhor ferramenta para isso é um sistema de gerenciamento on-line, onde é possível controlar o fluxo de caixa, entrada e saída de recursos, administrar o estoque, cadastro de clientes, fornecedores e pedidos, emitir orçamentos e ordens de serviços. Otimize o seu tempo, para otimizar a sua empresa.