O que Todo Corretor de Imóveis Precisa Saber para Encantar Seus Clientes

corretor_imoveis

A profissão de Corretor de Imóveis se caracteriza por tratar diretamente, e com proximidade, com um grande número de tipos de clientes, um completamente diferente do outro. Isto exige do profissional a habilidade de saber lidar com cada um e ter a perfeita leitura das suas expectativas no momento da negociação. No texto de hoje vamos mostrar, então, os diferentes pontos para se ficar atento nestes casos.

Conheça o perfil dos clientes

Como cada cliente é único, você precisa saber o máximo de detalhes possível sobre ele, com relação a fatores que influenciam no momento de negociação? Você pode fazer perguntas do tipo:

  • O que o levou a procurar um corretor imobiliário;
  • Quais as expectativas dele na negociação;
  • Quais experiências ele já teve com outros corretores ou imobiliárias;
  • Qual a faixa de valor que está disposto a investir;
  • Quantos imóveis o mesmo já possui;
  • Alguns detalhes sobre sua rotina e seu dia-a-dia (trajeto, meio de transporte preferido, local de trabalho e escola dos filhos por exemplo);
  • Entre outras.

O importante aqui é não deixar escapar nenhum detalhe sobre o cliente. Você deve ficar atento, inclusive, ao que ele diz mesmo sem ser questionado. Em muitos casos os clientes não passam todas as informações necessárias, mas acabam as dizendo ao longo da conversa. Todas estas informações serão úteis ao longo da negociação para que você apresente ao cliente o que ele realmente precisa, mesmo que em alguns casos ele não tenha deixado isto claro.

Saiba tudo sobre os imóveis da sua carteira

Agora que já está bem claro o que o seu cliente precisa, então você deve encontrar em sua base de dados os imóveis que mais se adequam à necessidade. Porém, esta tarefa se torna muito mais difícil e demorada caso você não tenha todas as informações disponíveis e de fácil acesso. Em muitos casos você pode deixar passar uma grande oportunidade simplesmente porque “esqueceu” de um certo imóvel.

Esta situação pode gerar certa frustração ao cliente. Mas caso contrário, se você tiver em mãos as informações detalhadas de todos os imóveis, as chances de apresentar algo que agrade seu cliente aumentam, além de demonstrar organização e profissionalismo da sua parte, por não demorar muito tempo para apresentar boas opções.

Neste sentido, ter à sua disposição um sistema de gestão personalizado para imóveis, 100% online e que permite acesso inclusive por tablete ou smartphone vai te auxiliar e muito! O software Imóvel Integrado funciona desta forma, oferecendo a corretores e imobiliárias um sistema em nuvem com site próprio integrado ao sistema (incluindo a possibilidade de se adicionar fotos ilimitadas dos imóveis), capacidade de gerenciar contratos de aluguel e venda, gestão financeira, entre outras funcionalidades. Clique aqui para conhecer.

Não desista facilmente

Em muitos casos os clientes ainda têm dúvidas sobre o que realmente desejam, e ao longo de toda a negociação podem mudar de ideia. Por isso, você tem que se mostrar disposto a apresenta-los diversas opções, levando o tempo que for necessário para que se feche negócio. Tentar apressar o cliente na tomada de decisão pode deixa-lo insatisfeito com o atendimento e encerrar a negociação. Ou então, caso a venda seja efetivada, o imóvel pode não ser o que o cliente desejava, tornando-o insatisfeito com seus serviços. Em ambos os casos ele pode ainda se tornar um cliente detrator.

O que você achou do texto de hoje? Pode compartilhar conosco sua opinião e suas dúvidas pelos comentários.

controle-imovel-integrado-software-imobiliaria