Conheça os tipos de e-mails e alavanque suas vendas!

Recebemos e enviamos e-mails constantemente no dia a dia do mundo empresarial. Entretanto, quem nunca ficou pensando no que e como escrever ao redigir um ou responder um e-mail? Isso acontece quando não sabemos a finalidade do e-mail que será escrito. Afinal, não adianta saber escrever um e-mail e não ter conhecimento de seu propósito, e consequentemente o nível de sua formalidade. E pensando nisso, pensamos em trazer 4 tipos de e-mails para você nunca mais perder tempo!

E-mail de apresentação
E-mail de follow-up
E-mail de fechamento
Dicas adicionais

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

E-mail de apresentação

Caso um cliente se interesse pelo seu produto, você deverá fazer um e-mail de introdução da marca, mostrando soluções e benefícios ao adquirir seu produto. Tome muito cuidado, pois essa é a sua chance de causar uma boa impressão, e caso não consiga, será difícil recuperar sua imagem. Lembre-se de fazer seu cliente interessar no próximo passo de interação.

E-mail follow-up

Depois do primeiro contato com seu cliente, não deixe sua interação esfriar. Envie um e-mail lembrando do produto que o interessa e mantenha uma conversa ativa com seu cliente. Segundo um estudo feito pela Resultados Digitais, conversar com um potencial cliente por mais de 6 vezes pode aumentar sua chance de vender em quase 90%. Mas cuidado para não ser inconveniente e afastar o cliente.

E-mail de fechamento

Este e-mail é especialmente para a hora que a compra está prestes a ser finalizada. Lembre-se de ser o mais atencioso possível com seu cliente. Tire todas suas dúvidas, repasse-o para o suporte de sua empresa caso seja necessário, e não se esqueça de lembrar de mostrar todas as vantagens que ele terá ao adquirir seu produto. Além disso, seja persuasivo com ele para que você não perca uma venda que está prestes a ser consumada.

Dicas adicionais

Uma maneira de profissionalizar o seu envio de e-mail é padronizar suas etapas de comunicação. Caso sua empresa envie vários tipos de e-mails cujo a finalidade é a mesma, mas o modo de escrever é diferente, pode passar a impressão que sua empresa não é regular no seu modo de trabalhar.

Padronizar suas etapas de comunicação não quer dizer que você não irá personalizar sua forma de comunicar. É evidente que cada cliente tem uma forma diferente de interagir, se adapte ao máximo para que seu cliente se identifique com sua empresa e facilite na tomada de decisão dele na hora de fechar uma compra.

Outra dica que damos é procurar meios de profissionalizar o nome de seu e-mail, como por exemplo [email protected] ou [email protected]. Fazendo isso, não tem como não passar uma boa impressão para sua clientela e seus contatos por e-mails certamente serão mais eficientes na hora de fechar vendas.