Como fazer sua empresa crescer analisando o mercado

Como fazer sua empresa crescer analisando o mercado

Se você já teve todo o esforço para criar o seu empreendimento, construir uma marca consolidada e conquistar clientes fiéis, não tem porque não ter a ambição de expandir os seus negócios e faturar cada vez mais.

Algo que deve ser levado em conta é que, mesmo que você tenha sido bem-sucedido ao criar seu negócio, isso não quer dizer que uma possível expansão pode ter sucesso se você não inovar nas suas práticas. A inovação deve fazer parte do seu crescimento.

A expansão do seu empreendimento precisa ser sustentável, ou seja, este passo que você está dando não pode prejudicar o caixa da sua empresa. Investimentos certamente serão necessários, porém eles devem ser planejados e rapidamente recuperados no futuro.

Para que o seu processo de expansão tenha sucesso, e os investimentos realizados sejam racionais, você pode contar com informações e insights vindos do mercado onde você está inserido. Hoje você verá como o mercado pode te ajudar.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Estude a concorrência

Um dos objetivos da expansão de um negócio é aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, tomar uma fatia de mercado dos seus concorrentes.

Se estes clientes que você deseja conquistar estão com seu concorrente, é porque ele está entregando algum valor a ele, que você ainda não entrega. Isso faz com que a relação custo-benefício seja favorável à concorrência.

Desta forma, busque analisar o que seu concorrente oferece em questão de serviços, atendimento, formas e condições de pagamento, ofertas, entre outros pontos. Mas lembre-se que apenas “imitá-lo” não trará resultado. Entenda o contexto como um todo, estude como essas ações impactariam no seu negócio e, aí sim, decida se você pode oferecer algo parecido.

Seu ramo de atuação está em alta?

Tenha em mente que nem sempre será um bom momento para a expansão. Talvez você tenha concorrentes que estão a um passo à frente de você justamente porque eles aproveitaram um bom momento do mercado para expandir suas atuações.

Por isso, antes de preparar o seu negócio para uma expansão, busque informações sobre a situação do seu ramo de atuação, se ele também está em expansão e se oferta e demanda do que você oferece estão aumentando. Leia bastante notícias, busque meios de informações especializados e fontes confiáveis de informação.

Explore novos públicos

Em todos os mercados existem certos públicos que não se sentem satisfeitos com as opções disponíveis para a sua demanda. Seja pelo que é vendido, ou até mesmo pela forma com que é atendido, o cliente pode não se sentir plenamente contemplado.

Com pesquisas de mercado você tem a capacidade de compreender melhor o que o mercado onde você está inserido espera de empresas como a sua, o que eles realmente valorizam. Você com certeza vai obter informações que não encontraria apenas analisando o mercado externamente.

Quais as tendências?

Ao estudar seu mercado você poderá observar algumas tendências relacionadas ao seu ramo de atuação. Seguir tais tendências pode ser um bom passo para que a sua futura expansão seja bem-sucedida e retorne o seu investimento.

Tome cuidado, apenas, para perceber se tais tendências não são muito passageiras. Algumas “modas” surgem e somem em uma velocidade incrível, e quem investe nelas acaba tendo prejuízo. Busque aquelas tendências que representem realmente uma mudança de atitude e pensamento do seu público-alvo.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores