5 dicas para assumir o negócio da sua família

Acabou de assumir os negócios da sua família e está perdido? Não se preocupe, nós vamos te ajudar.

Muitas vezes acontece de você passar sua infância na empresa, conhecer todos os funcionários e se familiarizar com processos operacionais. Mas quando você assume de fato o negócio da sua família é diferente. Afinal, você para de cuidar das tarefas simples e começa a gerenciar de fato todas as áreas da empresa, principalmente as estratégicas. Caso você esteja passando por essa situação, confira essas dicas!

Estude a empresa

Você conhece a empresa, mas precisa estudá-la. Portanto, esteja ciente de todos os processos e rotinas. Caso a empresa não possua estratégias, objetivos e metas, defina! Caso esses parâmetros estejam traçados, certifique-se se eles condizem à nova gerência da empresa. E também, se estão alinhados com os funcionários.

Ao conhecer a rotina, principalmente a de acompanhamento de resultados, você conseguirá se situar e tomar as melhores decisões para sua empresa.

Organize o seu negócio

Entenda como o negócio estava organizado e quais alterações estão ao seu alcance. Se você não parar para “arrumar” a empresa no início da sua gestão, com certeza vários “pepinos” vão aparecer para você solucioná-los, o que pode custar tempo e dinheiro. Portanto, é melhor evitá-los, não é mesmo?

Organize a empresa também para poder crescer. Afinal, não é de uma hora para outra que você conseguirá trazer para a empresa os melhores resultados. Estruture suas estratégias para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Descubra os problemas

Gerenciar é solucionar os problemas da empresa, portanto, um dos primeiros passos é você descobrir quais os pontos de atenção do seu negócio, o que deve melhorar, o que torna a empresa menos eficiente e por aí vai. Descubra quais ações precisam ser eliminadas da sua empresa e quais precisam ser implementadas.

Delegue algumas funções

O maior erro da maioria dos empreendedores é acreditar que dão conta sozinhos. Busque pessoas para delegar tarefas que você não possui muita aptidão. Por exemplo, você tem muita empatia e facilidade para falar em público, mas é péssimo para lidar com as finanças. Que tal transferir essa tarefa que você não é muito bom para outra pessoa que ótimo nessa atividade? Você verá como esse simples passo pode mudar a sua empresa.

Contrate um software de gestão

Um sistema de gerenciamento é a ferramenta principal para ajudá-lo a manter essa relação com o seu cliente. Você tem a opção de enviar e-mails ou SMS automáticos, mantendo uma boa comunicação com o seu consumidor. Além dessa opção, esses softwares ajudam no controle financeiro, do estoque, além de emitir orçamento, gerenciar ordens de serviços e muitas outras opções que vão otimizar a administração da sua empresa.

nuvem-gestor