4 maneiras de fazer uma pesquisa de satisfação dos seus clientes

Pesquisa de Satisfação - Fonte: Pixabay

Uma ótima maneira de saber se sua empresa está agradando ou não aos clientes é por meio de pesquisas de satisfação. Elas já são amplamente utilizadas tanto fisicamente quando digitalmente e conseguem trazer novos insights para as empresas. Confira a seguir 4 maneiras de fazer uma pesquisa de satisfação dos seus clientes. 

1 – Formulário físico 

Para quem tem lojas ou espaços físicos, utilizar um formulário físico pode ser uma forma de baixo investimento de realizar pesquisas de satisfação. O que pode ser realizado com um pequeno formulário questionando sobre o atendimento, qualidade, variedade de produtos etc. Tente fazer um formulário curto e objetivo, com alternativas de assinalar e deixe apenas a parte de sugestões para escrita. Use até 5 perguntas com escalas indo de 0 a 5 ou de 0 a 10.  

2 – Pesquisas on-line 

Hoje em dia existem diversos sites que disponibilizam pesquisas on-line gratuitas, o que é uma ótima forma de avaliar sem gastar dinheiro ou tempo. As vantagens de utilizar essas ferramentas são justamente por terem um design agradável e intuitivo, terem ferramentas para análises posteriores, serem rápidas e estarem prontas para uso. Além do Google, outras empresas como a Survio também apresentam essas opções de formulários de satisfação.  

3 – Net Promoter Score 

A Net Promoter Score é uma metodologia criada em Harvard para analisar a satisfação dos consumidores. O questionário se resume em apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para um amigo?”. Ainda pode-se adicionar uma pergunta aberta para que o cliente explique a nota.  

Mas segundo o NPS, se a nota foi entre 0 e 6 o cliente se enquadra em “detrator”, ou seja, a empresa não trouxe nenhuma melhoria para a pessoa. Se a pontuação foi entre 7 e 8, o consumidor é indiferente a empresa, e apenas utiliza os produtos ou serviços quando necessário. Enquanto se a pontuação for de 9 ou 10, o cliente é considerado “promotor”, acreditando que a empresa teve um impacto positivo na vida da pessoa. 

4 – Consultoria especializada 

Por fim, você ainda pode contratas uma consultoria especializada para desenvolver uma pesquisa de satisfação e realizar as análises de forma personalizada para o seu negócio. Apesar de ter um investimento maior, essa opção traz algumas vantagens como metodologia, questionários mais certeiros, análise dos dados, apresentação de relatórios, sugestão de ações e experiência em pesquisas.  

Quer saber mais dicas para melhorar o seu empreendimento? Não deixe de conferir 5 vantagens de treinar seus funcionários e garantir o sucesso da sua empresa