Tendências tecnológicas do consumidor para 2024

Tendências de consumo tecnológico 2024
Tendências de consumo tecnológico 2024

Antecipar a trajetória da tecnologia de consumo é o mesmo que navegar num cenário dinâmico onde a inovação é a bússola e o comportamento do usuário o terreno. Confira cinco previsões fundamentais de tecnologia de consumo para 2024, extraídas de análises meticulosas que abrangem seis categorias de tecnologia em 20 mercados globais.

Estas projeções oferecem uma visão convincente do cenário tecnológico em evolução do consumidor, onde a confiança, a inteligência artificial (IA), os dispositivos recondicionados, a dinâmica competitiva e os telefones dobráveis ocupam o centro das atenções.

1. Confiança do consumidor: as oscilações do pêndulo

A confiança dos consumidores, abalada pelas preocupações inflacionistas, está preparada para uma recuperação em 2024. À medida que a inflação normaliza, espera-se que os consumidores sintam alívio com o aumento das taxas.

No entanto, as consequências das elevadas taxas de juro, da diminuição das poupanças das famílias e do aumento dos incumprimentos nos cartões de crédito poderão perdurar, moderando os gastos dos consumidores, que deverão permanecer estáveis ou registar uma descida modesta em relação ao ano anterior.

Uma mudança sutil ocorrerá à medida que um segmento menor da população global, apelidado de “Sentindo o aperto”, luta com os efeitos persistentes da inflação. Os menos impactados alterarão o seu comportamento de compra, realizando pesquisas menos exaustivas, impulsionadas por finanças pessoais mais fortes. Isto sinaliza uma mudança eminente na forma como os consumidores abordam as compras por telefone, à medida que as pressões inflacionárias diminuem.

2. Inovações de software baseadas em IA

No domínio da inovação de software, a IA ocupa o centro das atenções, impulsionando o desenvolvimento de novos recursos de dispositivos. À medida que a inovação em hardware enfrenta obstáculos, a IA surge como o catalisador por detrás das funcionalidades de software “halo”, estrategicamente utilizadas pelos fabricantes de tecnologia de consumo para impulsionar as vendas.

Notavelmente, o sucesso da Apple na comercialização de recursos exclusivos de sistemas operacionais, complementados por recursos alimentados por IA, dá o tom para concorrentes como o Google Pixel. Incorporando IA em dispositivos e colhendo respostas positivas dos consumidores.

O futuro prevê um aumento no número de consumidores que procuram “recursos operacionais exclusivos”, com os compradores da Apple e do Google Pixel indexando significativamente acima da média do mercado (+170/+136). A fusão da IA e da inovação em software torna-se a chave para sustentar o interesse do consumidor num mercado cada vez mais competitivo.

3. Telefones recondicionados: a sustentabilidade encontra a acessibilidade

A consciência do consumidor em relação aos gastos e às práticas sustentáveis converge na crescente popularidade dos telefones recondicionados. Em 2024, prevê-se um aumento no número de consumidores que optam por telefones recondicionados e usados, impulsionado pelo desejo de cortar custos e apresentar comportamentos mais sustentáveis.

A propriedade de telefones recondicionados aumentou 70% nos últimos dois anos, com cerca de 14% dos smartphones vendidos durante o período de Natal de 2024 a serem recondicionados/utilizados em cinco mercados europeus.

Esta mudança não só estimula o mercado de troca, mas também intensifica a concorrência entre retalhistas e fabricantes que competem para oferecer um valor atrativo para dispositivos antigos. Líderes do setor como Apple e Samsung estão preparados para aprimorar suas ofertas de recondicionados diretos, desafiando varejistas terceirizados como Back Market, eBay e Amazon.

4. Rivalidade feroz: o cenário em mudança dos smartphones

Embora a Samsung e a Apple mantenham o seu domínio na área dos smartphones, 2024 inaugura uma concorrência intensificada de concorrentes formidáveis como Huawei, Xiaomi, Google e Transsion. Na China Continental, o maior mercado mundial de smartphones, a Huawei ganha força com a sua gama P60, testemunhando um aumento de 6% na quota de vendas em comparação com o ano anterior.

A Apple permanece resiliente, mas o Google Pixel emerge como um forte desempenho, impulsionado por sua série 8 e pelo lançamento do Pixel 8A no meio do ano em mercados importantes como Japão, Austrália e Reino Unido.

A indústria de smartphones testemunha um reordenamento dinâmico à medida que as preferências regionais e as ofertas competitivas moldam o cenário do mercado. O duopólio tradicional enfrenta desafios formidáveis, inaugurando uma era em que a inovação, os preços e o apelo regional se tornam fatores cruciais nas escolhas dos consumidores.

5. Telefones dobráveis: uma ascensão gradual

Os telefones dobráveis, embora representem apenas 1% do total de smartphones possuídos em 2023, continuam a sua ascensão gradual em 2024. No entanto, espera-se que a taxa de adoção de telefones dobráveis permaneça modesta, com 55% dos utilizadores a reverter para smartphones convencionais após a atualização.

A trajetória dos telefones dobráveis depende da retenção do consumidor e de atualizações graduais, apresentando oportunidades e desafios para os fabricantes que procuram estabelecer esta categoria como uma escolha convencional.

Conclusão

À medida que estas cinco previsões tecnológicas de consumo se desenrolam, elas sublinham a dinâmica em evolução do panorama tecnológico. Das mudanças econômicas aos avanços tecnológicos, 2024 promete ser um ano em que as escolhas dos consumidores e as estratégias da indústria convergem, moldando a narrativa do futuro digital.