O que é gestão imobiliária e como melhorar os processos?

O mercado imobiliário no Brasil é conhecido por ser muito disputado. O poder econômico do brasileiro não é muito grande e, ao mesmo tempo, existem centenas de milhares de imobiliárias oferecendo novas oportunidades de negócio.

O resultado dessa equação não poderia ser outro: cada centavo, relativo ao poder de compra do consumidor, é disputadíssimo por todos os players de mercado.

Nesse cenário, as imobiliárias que são gerenciadas com mais eficiência costumam levar a melhor. Por isso, preparamos um artigo sobre gestão imobiliária. Confira a seguir:

O que é gestão imobiliária?

É um conjunto de ações pré planejadas que visam manter o negócio sustentável. Além disso, a gestão imobiliária busca o crescimento constante e permanente, pois em um ambiente de negócios como esse, que sofre com qualquer queda de mercado, é preciso possuir boas margens e planos de gestão para não ser pego de surpresa e ver o seu negócio ruir.

A gestão imobiliária agrega diversos tipos de ferramentas e talentos para dar solução em administração de investimentos e de gestão patrimonial.

Trata-se, basicamente, de uma forma inteligente de atender necessidades complexas e gerir com efetividade os interesses, as oportunidades, os processos, as informações e os relacionamentos com foco absoluto em lucratividade e satisfação do cliente.

O que é gestão de investimentos?

Trata-se do processo de administração de lançamento, loteamento, vendas, relacionamento empresarial, etc. Engloba conhecimentos sobre:

  • Financiamento
  • Força de vendas
  • Promoção e marketing
  • Dentre outros

O que é gestão patrimonial?

Consiste na administração de patrimônios como aluguel, revenda, avaliação, etc. Engloba diversos serviços, como:

  • Gestão de contrato
  • Avaliações
  • Gestão financeira e tributária
  • Análise de comprador/locatória
  • Análise cadastral e jurídica
  • Gestão de patrimônio familiar ou empresarial
  • Desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores

Como melhorar os processos de gestão imobiliária?

É preciso ter uma visão macro de tudo o que você precisa fazer, englobando resultados, metas, objetivos no curto, médio e longo prazo, planejamento, panorama da empresa e visão para o futuro.

Da mesma forma, é preciso ter uma atenção micro em cada pequena tarefa. Liste tudo o que é preciso ser feito por ordem de importância e faça uma coisa de cada vez, com atenção total. Mas sempre há dicas que podem tornar o seu processo de gestão imobiliária mais simples, como, por exemplo:

Mapeamento de oportunidades

Analise constantemente as regiões em que a empresa atua, antevendo todo tipo de valorização e desvalorização de imóveis.

Organização e simplificação de problemas burocráticos

Como uma boa intermediária, a sua imobiliária deve auxiliar os clientes com a compra, a venda ou a locação de imóveis. Assim, seu papel é agilizar as coisas, e não atrasar tudo com problemas organizacionais.

Equipe capacitada

Um bom time de trabalho é capaz de levar um negócio do sucesso ao fracasso total. Sendo assim, mantenha todos os seus colaboradores devidamente motivados e valorizados, investindo em capacitação.

Manutenção de um bom portfólio de oportunidades

Desde o consumidor mais rico até aquele com menos condições de compra: todos devem ser atendidos pela sua empresa.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

 

 

imovel-integrado