O MEI deve anunciar on-line ou off-line?

Quando se é Microempreendedor Individual (MEI) são várias as dúvidas que surgem quanto ao seu negócio. Dúvidas sobre marketing então, são as campeãs. Por isso confira essa dica da Mundomídia para você.

Já abordamos aqui no nosso blog as principais características de um  Microempreendedor Individual (MEI): Você é um microempreendedor individual? . Sabemos que o empreendedor precisa lidar com várias questões estratégicas, principalmente em como ele vai divulgar a empresa e manter uma comunicação com o cliente. Essas questões de marketing são fundamentais para criar um bom relacionamento com o público.

Um questionamento que gera muitas dúvidas é qual meio focar, as divulgações on-lines ou as off-lines? Divulgações on-line são aquelas virtuais, que utilizam os meios digitais, como site e redes sociais. A divulgação off-line são as mais tradicionais, como propagandas em rádios e TV, panfletos, outdoors. Qual é a melhor estratégia?

É fato que a atenção das pessoas está no on-line. Você pode colocar um outdoor enorme em frente a casa do seu cliente e talvez ele não perceba, pois está ocupado demais checando o Facebook. As pessoas estão conectadas o tempo todo, portanto, não focar em divulgação on-line pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Uma outra vantagem em divulgar na internet é que você consegue atingir mais pessoas. Além de ser financeiramente mais viável.

Por outro lado, a divulgação off-line também possui suas vantagens, principalmente em cidades pequenas.  Algumas estratégias interessantes são parcerias com outras empresas, algo que seja vantajoso para os dois. Busque  estabelecimentos que ofereçam produtos ou serviços que complementam o seu. Por exemplo, uma ótima parceria para uma imobiliária é uma casa de material de construção. A imobiliária indica a casa de materiais para seus clientes e em troca ganha descontos.

Falando em descontos, poucas estratégias são tão eficazes quanto clientes satisfeitos indicando seus produtos. Por isso, cuide dessa questão de fidelização. Tenha um bom atendimento e proporcione uma experiência de qualidade ao seu cliente. Você pode relacionar o on-line com o off-line, por exemplo, o cliente que curtir a sua página, ganha 5% de desconto na compra do próximo produto. Se ele avaliar sua empresa no Google como 5, também ganha 5%. de desconto.

Essa conexão entre o on-line e off-line é o segredo para você impulsionar as suas vendas. Para que escolher um se você pode unir o melhor dos dois? Não esqueça de sempre planejar as suas estratégias, além de analisar os resultados da sua empresa, principalmente sobre suas vendas.

Sistemas de gerenciamento on-line são excelentes para ajudá-lo a reunir esses dados. Estes softwares emitem relatórios financeiros, de estoque, de vendas, comissão de funcionários e muito mais. Que tal testar um? Acreditamos que pode te ajudar.

nuvem-gestor