Sua empresa oferece comissão aos colaboradores?

comissão para colaboradores

É bastante visível que a partir do momento em que os colaboradores ganham melhorias no salário, a motivação e a qualidade do trabalho feito são maiores.

 Desse modo, não é segredo nenhum que oferecer ganhos extras aos colaboradores da empresa é um jeito eficaz de manter a motivação em alta. Num ambiente com esse tipo de oferta, os colaboradores tendem sempre a buscar melhorias e inovação para o seu ofício.

Para tanto, essa prática deve ser muito bem pensada, planejada, e implantada, de forma que seja benéfica tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Isso significa que algumas regras devem ser estabelecidas a fim de que a comissão seja realmente vista como incentivadora do trabalho desenvolvido.

Tipos de comissão

A forma com que o comissionamento será implantado depende e tem a ver muito com a cultura da empresa. Existem várias formas de oferecer comissão aos colaboradores, o ideal é que primeiro cada uma delas seja analisada para que em seguida possa ser executada.

A comissão por venda é uma modalidade de comissionamento em que os colaboradores ganham a partir de suas vendas feitas. O cálculo é feito sobre o total de vendas feitas num período determinado, geralmente em 30 dias, e o colaborador recebe um percentual fixo dessas vendas.

Já a comissão por lucratividade é um pouco diferente. O cálculo é feito a partir dos lucros da empresa, ou seja, diante de toda a lucratividade do negócio em um determinado período, é retirada uma porcentagem e ofertado como comissão aos colaboradores.

Também existe a comissão por faturamento, que é de acordo com as faturas do mês anterior. Ela se dá independente das vendas terem sido feitas à vista ou a prazo.

Diante desses três tipos de práticas de comissionamento, o mais comum é a comissão por venda. Esse tipo de prática é um tanto mais fácil de ser aplicada na rotina empresarial, e tende a ser de mais vantagem para ambas as partes. Dessa forma, o colaborador se mantém incentivados a serem bastante ativos nas vendas e a empresa consegue controlar bem tal desempenho.

Como calcular a comissão para os colaboradores

O calculo de comissão para colaboradores não é uma tarefa tão difícil quanto se parece. Apesar disso, é importante que se tenha bastante atenção ao fazê-lo, pois erros nesse momento podem ser prejudiciais para os negócios.

Para que esse cálculo seja feito de forma prática e sem erros, algumas ferramentas tecnológicas são criadas para justamente auxiliar nesse processo, como o Nuvem Gestor. Esse software de gestão foi desenvolvido para qualquer tipo de empresa, e facilita a organização de todos os setores do negócio desde fluxo de caixa a controle de estoque.

Nesse sentido, ele oferece também a funcionalidade de comissionamento aos funcionários, e para que sua empresa não se prejudique por erro de cálculos, o Nuvem Gestor calcula e indica melhores formas de lidar com as comissões de colaboradores.