Quais são as principais funções administrativas?

mpreendedor executando funções administrativas
(Fonte: Unsplash)

Em geral, todo empreendedor sabe que empreender não é uma tarefa fácil. Além disso, embora haja persistência ao empreender, não basta começar para saber exatamente como gerir sua empresa, o que é um sonho de muitos brasileiros. Por isso, traremos as principais funções administrativas para lembrar aos empreendedores o que, afinal, precisa ser feito na gestão da sua empresa.

Funções da administração

De modo mais ou menos intuitivo, seja pela prática com o empreendedorismo, seja pelos estudos, os donos de empresa já sabem o que deve ser feito. Mas, aqui, explicaremos em detalhes quais são as funções da administração que o empreendedor deve ter na ponta da língua. São elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Planejar

Para executar as ações da sua empresa, o jeito mais promissor é executar com base num projeto ou planejamento do negócio. Não é possível uma empresa de sucesso se basear apenas em improviso, mas sim,  em tomar ações programadas. Além disso, estudar os cenários futuros do mercado pode ajudar a fazer um planejamento mais seguro para sua empresa.

Organizar

E uma vez que você tenha um planejamento, para que ele ocorra é necessário organização. Assim, os recursos da empresa serão melhores aproveitados e com excelência na entrega do produto ou serviço. 

Para saber se está faltando organização na sua empresa, verifique se há retrabalho, clientes decepcionados ou perdas de oportunidades com causas “bobas”. Aí parece que é necessário agir.

Dirigir

Dirigir uma empresa é a mais conhecida função administrativa, mas para executá-la, é necessário trabalhar também nas duas anteriores. Por isso, se você já planejou os próximos passos da sua empresa e organizou os recursos e a execução, dirija, ou lidere, até lá.

Esteja à disposição para seus funcionários, influenciando e motivando-os positivamente a realizar suas funções. Afinal, para entregar um bom produto ou serviço, é necessário que seus funcionários estejam dando o melhor de si, e para isso eles precisarão de um bom líder.

Controlar

Se está tudo fluindo muito bem, ou se há ajustes a serem feitos nas funções administrativas, o que é o mais comum, existe o controle. Isto é, caso o planejamento esteja sendo executado com organização e, de fato, sua direção ou liderança esteja apresentando bons resultados, mantenha. Mas como saber disso? Crie formas de medir o desempenho da empresa.

Já, caso seja necessário fazer ajustes no planejamento, organização, performance dos funcionários ou outro fator, refaça o caminho. Utilize números sobre o desempenho e entregas para avaliar a empresa e encontrar o fator que pode ser otimizado.