Como ter uma oficina de carros importados de sucesso

Um segmento em alta no Brasil é o de veículos importados. O aumento na facilidade de aquisição trouxe uma onda de carros produzidos em outros países, inclusive por marcas antes desconhecidas.

O aumento no número deste tipo de veículo trouxe uma nova demanda para as oficinas mecânicas, fazendo com que estas precisassem se adaptar. Também surgiram as reparadoras especializadas neste ramo.

Se você deseja adaptar sua oficina a esta nova realidade, ou pretende abrir uma especializada em veículos importados, existem alguns pontos a se atentar para oferecer um serviço de qualidade. Hoje vamos apresentar alguns deles.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem

Capacitação

Estes carros importados normalmente possuem tecnologia mais avançada do que os que normalmente vemos aqui no Brasil. Muitas das vezes são peças e componentes que nunca foram vistos antes pela maioria dos mecânicos.

Diante desta situação, a única saída é buscar conhecimento nesta área, se capacitar e se preparar para as novidades. Desta forma você terá autoridade em dizer que pode realizar a manutenção destes veículos com qualidade

Lembrando que, quando tratamos sobre a capacitação, esta não deve ficar restrita apenas ao proprietário, mas sim a toda equipe ou, no mínimo, àqueles que realizarão este tipo de manutenção.

Infraestrutura

Da mesma forma que toda a equipe deve ser qualificada para trabalhar com veículos importados, sua oficina e seus equipamentos devem ser adequados para este tipo de serviço.

Tenha à sua disposição as ferramentas corretas para cada procedimento. Além de ganhar em produtividade, você reduz os riscos de danificar o veículo, ou não prestar um serviço de qualidade.

Divulgue

Se você está investindo para prestar um serviço diferenciado, precisa mostrar isto para o seu público. E, como este é um ramo onde a concorrência é menor, sua divulgação pode ser muito mais efetiva.

Se você possui um sistema de gestão que permite o disparo de alertas aos clientes, utilize isso ao seu favor e avise sobre o novo serviço. Invista também no marketing digital e, claro, incentive o “boca a boca” entre os seus clientes.

Experiência do cliente

Normalmente os proprietários de veículos importados são clientes acostumados com um padrão mais elevado de prestação de serviço. Se sua oficina não seguir este padrão, há o risco de ele não ver credibilidade em você, e acabar indo para a concorrência.

Algumas ações podem ser simples de se implementar, mas garantem uma experiência muito mais satisfatória aos clientes. Por exemplo, você pode manter sua oficina sempre limpa, oferecer conforto para o cliente enquanto ele espera, envie orçamentos e ordens de serviço para o WhatsApp dele, etc. Em resumo, faça ele se esquecer que tem algum problema com o veículo.

Muitos clientes valorizam o tratamento e o atendimento tanto quanto o preço do serviço. Então, com certeza este será um investimento que trará retorno, na forma da fidelização de clientes.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online