3 Segredos para conquistar colaboradores no recrutamento

Segredos do recrutamento - Fonte: Pixabay
Segredos do recrutamento - Fonte: Pixabay

O recrutamento de novos colaboradores pode ser um desafio para os gestores de qualquer empresa. Isso porque a seleção de pessoas para compor uma equipe é um processo delicado e que deve ser feito com cuidado para favorecer o sucesso da empresa e agregar com o novo funcionário. 

O que poucos falam é que existem segredos que te ajudam a contornar possíveis adversidades, tornando a seleção mais leve. Mas aqui você vai encontrar alguns destes segredos que irão facilitar a construção do processo seletivo da sua equipe. 

Confira neste artigo estes segredos e como aplicá-los no recrutamento, garantindo ainda mais suas chances de ter uma empresa com funcionários que realmente colaboram e fazem a diferença. 

1. Definir os detalhes da vaga

Muitos recrutadores anunciam vagas de emprego, mas deixam de ofertar os detalhes da vaga logo no anúncio. Isso, além de consumir tempo do processo de recrutamento torna a vaga pouco interessante para os possíveis colaboradores. 

Desta forma, quando criar uma vaga disponível e que você deseja preencher com um novo colaborador, defina os detalhes desta vaga, previamente à criação do anúncio. 

É importante que esta descrição seja composta por informações como carga horária, atribuições da vaga, requisitos, entre outras. Isso, além de atrair exatamente os candidatos que se adequam a vaga, torna mais fácil a elaboração de uma seleção direcionada ao perfil que se busca. 

2. Planejamento de cada etapa

Um segredo, não tão secreto assim, mas que faz muita diferença para o recrutamento, é o planejamento de cada parte do processo. Neste momento você irá definir quantas e quais atividades comporão o seu recrutamento. 

E para a elaboração de cada etapa, se você se basear naquele perfil de colaborador que você encontrou com os detalhes da vaga, irá conseguir definir quais momentos são necessários como avaliá-los.

3. Esteja aberto 

Em um processo de recrutamento, muitos candidatos podem aparecer, com os mais variados perfis. E é importante se manter de mente aberta para as possibilidades, pois podemos nos surpreender, além do mais, um processo seletivo não é suficiente para conhecer um candidato. 

Receba cada um dos possíveis colaboradores contratados como se fossem iguais, e busque enxergar as individualidades de cada um deles. E mesmo que tenham sido indicados por outros funcionários, ou encontrados em bancos de talento, não privilegie um ou outro. 

Um recrutamento é o primeiro passo para compor uma equipe de sucesso e elevar sua empresa no mercado competitivo. E se você ainda quer aprender muito mais, fique por dentro dos conteúdos do Blog Mundo Mídia