Prestação de serviços: os conceitos para beneficiar sua empresa

Prestação de serviços (Fonte: pixabay)
Prestação de serviços (Fonte: pixabay)

O setor de prestação de serviços é considerado por muitos especialistas um dos setores mais importantes da economia mundial. Venha saber mais sobre os principais conceitos para empresas que prestam serviços e saiba como beneficiar a sua.

Diferentemente de outros setores da economia, quando uma empresa é especializada nesse segmento, ela se diferencia das demais por buscar suprir demandas sem a necessidade de desenvolver produtos para isso.

Com isso, observa-se que estes serviços podem estar dentro de algumas áreas específicas e, até mesmo, possuírem características distintas entre as demais atividades. Para saber mais sobre este assunto, leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia.

Quais as características da prestação de serviços?

Como foi expresso anteriormente, uma empresa que trabalha com prestação de serviços não oferece ao seu cliente um produto, mas sim uma atividade a ser cobrada no final. Com isso em mente, vale ressaltar algumas características importantes desse tipo de ação:

Intangibilidade

O serviço prestado não é um bem material e, por isso, não pode ser mensurado, manuseado ou tocado.

Heterogeneidade

Profissionais diferentes realizarão o mesmo serviço de formas diferentes. E, desde que não afete a qualidade final do serviço, não há problema nisso.

Além disso, os materiais utilizados e até mesmo qual foi o motivo do serviço ter sido solicitado podem acabar influenciando diretamente na qualidade do serviço que foi prestado, já que situações distintas pedem por soluções distintas.

Inseparabilidade

Uma característica intrínseca que diferencia o serviço dos produtos é que os serviços são criados e consumidos ao mesmo tempo, ou seja, enquanto o profissional conserta a sua televisão, ele já está realizando e consumindo o ato em si. Por outro lado, um produto pode ser armazenado e consumido posteriormente.

Perecibilidade

Como o nome mesmo diz, os serviços não são perecíveis porque não possuem a capacidade de serem armazenados e utilizados futuramente (o que já foi exposto no tópico anterior).

Propriedade

Quando o cliente compra um serviço, ele não está adquirindo o direito à propriedade daquele serviço, mas sim, possuindo o direito de consumir o serviço pelo tempo de atividade que o mesmo engloba.

Quais os principais desafios de uma empresa de serviços?

Para uma empresa que trabalha exclusivamente com a prestação de serviços, um problema muito recorrente é saber precificar o serviço realizado, considerando o tempo investido, os estudos realizados e até mesmo os materiais utilizados. Tudo isso ocorre porque, muitas vezes, os clientes não aceitam os valores pré estipulados, levando a uma desvalorização do serviço prestado.