Confraternização de empresa: dicas para aumentar o entrosamento e a produtividade

Confraternização de empresas - Fonte: Pexels

Para quem tem empresas, realizar confraternizações podem ser uma ótima forma de trazer uma maior interação entre os funcionários e os diferentes setores. Em uma confraternização o ambiente incentiva a socialização entre colaboradores e funcionários, o que aumenta o entrosamento e, consequentemente, a produtividade de toda a equipe.  

Esses tipos de reuniões mais informais podem ser utilizadas para encerramentos, para comemorar ao atingir metas ou objetivos, e também podem servir para lembrar a todos os objetivos em comum da empresa. Assim, confira a seguir algumas dicas para realizar essas confraternizações da melhor maneira.  

Antes da confraternização 

Informações importantes 

Antes de realizar essa reunião mais informal, é importante passar comunicados de como estão os negócios da empresa. Se houver algumas mudanças de cargo, esse é o momento ideal para fazê-lo, assim como alterações na parte estratégica. Bem como o planejamento para os próximos meses. Aproveite para passar informações que todos devem saber nesse momento, afinal já estarão todos reunidos, facilitando o repasse desses comunicados.  

Planeje a confraternização  

Esses tipos de reuniões informais são muito esperadas pelos funcionários e colaboradores. Assim, fazer um planejamento evita possíveis imprevistos que possam tornar a confraternização um momento ruim. Dessa forma, é importante pensar no local em que será feito, escolher a data e avisar todos com alguma antecedência.  

Peça por opiniões e planeje o financeiro 

Para conseguir um bom retorno desse tipo de evento, é importante perguntar por opiniões e saber o que a equipe gosta. Se irá ter comida, verificar o que a maioria prefere pode ser uma boa saída para não errar no cardápio. Caso alguém for vegetaria, ter alguma dessas opções é importante também para não excluir ninguém.  

Com relação ao dinheiro, não há necessidade de grandes gastos, contudo ter um bom ambiente e um bom cardápio, pode aumentar a satisfação, trazendo uma imagem mais positiva do evento. Lembrando que o mesmo não é algo frequente, geralmente ocorrendo uma ou duas vezes por ano, o que permite um planejamento financeiro melhor.  

Ideias de festas para confraternizações empresariais 

Por fim, é interessante ter um tema que combine com a imagem da empresa e com a corporação. E claro, existem diversas opções e tipos de confraternizações. Confira a seguir algumas ideias. 

  1. Confraternização com atrações, como bandas, stand-ups ou palestras motivacionais 
  1. Confraternização em restaurantes, em que podem ser degustados diferentes pratos 
  1. Confraternização com cerimônias de premiação, premiando funcionários destaque e diferentes categorias 
  1. Confraternização temática, como todos irem de branco, ou se for em uma data festiva todos irem de acordo, como halloween, carnaval, etc. 

Por fim, já parou para pensar quanto vale a sua empresa? Não sabe ainda? Então não deixe de conferir sobre valuation.