Como lembrar os clientes da data de vencimento?

Homem de costas em ligação no celular e na frente do notebook lembrando cliente de data do vencimento.
(Fonte: Unsplash)

Boa parte das vendas à prazo são feitas com máquinas de cartão, em processos automáticos – mas não todas. A depender da empresa, do cliente e do tipo de venda, é comum que haja parcelamento de uma venda ou ainda a recorrência de um pagamento. Nesses casos, tanto pagamentos via PIX como por meio de boletos são opções que costumam agradar os clientes e angariar vendas para a empresa.

Em um cenário ideal, os clientes lembram do pagamento e o efetuam até o dia do vencimento. Entretanto, nem sempre isso acontece, e nem sempre por razões problemáticas, como um processo de inadimplência começando.

Às vezes o cliente não tem o dinheiro naquele dia, e às vezes apenas esqueceu a data de vencimento. Logo, um lembrete de vencimento enviado aos clientes pode ser uma ajudinha para eles e para sua empresa também. Mas como fazê-lo?

Automatizar SMS com lembrete de vencimento

O envio automatizado de SMS para seus clientes informando que a data de vencimento se aproxima é um dos lembretes de vencimento mais utilizados por empresas. Entretanto, os próprios clientes provavelmente não utilizam com frequência esse serviço. Assim, embora as mensagens não utilizem Internet para funcionar, podem não ser muito efetivas.

WhatsApp com lembrete de vencimento

O caso do WhatsApp é bastante diferente entre os brasileiros, já que se trata de um aplicativo que a maioria usa e que é bastante prático e fácil de utilizar. Além disso, mesmo pelo WhatsApp é possível automatizar o envio de mensagens, ou apenas enviar um lembrete padrão para diferentes clientes no mesmo dia.

A vantagem do WhatsApp é que provavelmente a mensagem chegará ao seu destinatário, mas para isso lembre-se de manter o cadastro de seus clientes atualizado.

E-mails automáticos com a data de vencimento

Automatizar e-mails também é fácil e barato e pode ser um recurso para lembrar os clientes da data de vencimento. Com e-mails formatados e com envio programado, o lembrete de vencimento é feito de maneira elegante e bem executada. Entretanto, nem todos os clientes utilizam e-mail no dia a dia, o que pode indicar a necessidade de usar outra forma de lembrar os clientes.

Ligações para lembrar o cliente

Entre todas as formas de comunicar ao cliente que a data de vencimento se aproxima, a ligação é, provavelmente, a de menor custo. Muitas empresas fazem o trabalho de cobrança por meio de ligações, o que gerou uma grande rejeição dos clientes.

Mesmo que outras formas sejam baratas, uma pequena empresa também pode tentar fazer esse trabalho sem terceirizá-lo, desde que com uma equipe preparada e com bom atendimento.