Como vender seus produtos na Amazon

Como vender na Amazon
(Foto: Usplash)

Donos de e-commerce, lojas virtuais ou até mesmo microempreendedores e donos de pequenas empresas, muitas vezes, se beneficiam de vender em marketplaces. Isto porque, afinal, um marketplace consolidado costuma ofertar aos clientes várias opções, mas também ofertar aos lojistas grande visibilidade.

Unindo o útil ao agradável para ambos, fazer compras em marketplace é cotidiano para clientes e consumidores em geral. E o recente aumento de buscas por gestores de marketplace confirma que o uso desse tipo de plataforma é regra entre empresas. Dito isto, a Amazon é um dos maiores marketplaces que atuam no Brasil, e vender na Amazon pode dar à sua empresa o fôlego que ela precisa nas vendas.

Por que vender no marketplace da Amazon

A Amazon tem o início de sua história datado em 1994, focado na revenda de livros, e o crescimento é notável, sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, hoje. A expansão mostra seus sinais e sua eficiência, visto que a Amazon trabalha com diversos tipos de produtos. Além disso, os clientes da empresa podem ser, também, assinantes de serviço de streaming de filmes e séries ou de músicas.

Em território brasileiro, a gigante norteamericana compete com Mercado Livre, Magazine Luiza e Shopee, que formam os principais marketplaces utilizados pelos brasileiros. E sua empresa pode fazer parte disso, atingindo novos públicos e aumentando o faturamento.

Informações para começar a vender na Amazon

Para poder anunciar seus produtos, há duas opções: o plano individual e o plano profissional. De nome explicativo, o plano individual serve para vendas esporádicas, enquanto o plano profissional em geral é mais adequado para anunciar e vender recorrentemente pela Amazon. Detalhadamente, tem-se:

  • No plano de vendas individual, existe a cobrança de uma comissão sob a venda e, também, de uma taxa de R$ 2. Assim, o valor que o vendedor recebe é o valor do produto, somado ao valor do frete, subtraído da comissão e da taxa.
  • Já no plano de vendas profissional, há apenas o valor da comissão sob o produto cobrado pela Amazon, sendo o valor do produto e o valor frete são entregues ao vendedor.

Uma das vantagens de utilizar o plano profissional da Amazon para vender é o pagamento de uma mensalidade fixa, de R4 19. Assim, sai bem mais em conta anunciar e vender vários produtos. É possível, ainda, fazer promoções, ofertar embalagens de presente e personalizar o frete. Ou seja, com o plano profissional a experiência do vendedor e do consumidor são otimizadas.

Escolher qual plano de vendas utilizar para vender na Amazon é o primeiro de alguns passos. É importante, também, se informar sobre as regras de uso da plataforma e sobre o ranqueamento, que pode fazer as ofertas de seus produtos aparecerem ou não para usuários.

Com estas informações, você está um passo mais próximo de utilizar os espaços online de vendas a seu favor, como o marketplace. Aproveite e boas vendas!