Como vender mais na Black Friday?

Black Friday - Fonte: Pexels

O mês de novembro é marcado pela famosa Black Friday, um dia de descontos que levam consumidores a loucura e permitem que lojas esvaziem seus estoques, criado na década de 60. E diferente de antes, agora as lojas e empresas anunciam promoções a semana inteira para seus clientes, mas deixando os maiores descontos para a última sexta-feira do mês de novembro. Confira a seguir como utilizar esse evento para faturar mais e conquistar novos clientes.  

Prepare o estoque 

Primeiramente, nesse período as vendas tendem a ser maiores, tornando a gestão do estoque um item essencial para o sucesso nesse período. Certifique-se de que o estoque dos produtos que estarão com descontos esteja abastecido, assim como sua equipe seja suficiente para atender a demanda de público, que será maior. Não esqueça que muitas pessoas irão comprar on-line também, dessa forma é preciso ter uma equipe apenas para atendimentos virtuais.  

Não tente enganar seus clientes  

“Maquiar” preços pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Isso porque atualmente com a Internet e já sabendo de quando irá ocorrer a Black Friday, as pessoas costumam pesquisar os preços para saber se o desconto está realmente valendo a pena. Além disso, colocar preços maquiados pode fazer com que os clientes percam a confiança na marca, por se sentirem enganados.  

Use as redes sociais a seu favor 

Divulgue todos os produtos que estarão com desconto, o que a loja fará de diferente no dia ou até mesmo na semana. Utilize esse mês como propulsor da sua marca e invista na divulgação. Como muitas pessoas se planejam para esse dia, o público alcançado pode ser muito maior do que em outros meses.  

Faça um planejamento  

É importante se organizar com antecedência para essa data, de forma a já determinar quais produtos serão colocados em promoção e qual será o desconto. Muitas lojas fazem descontos por setores para ficar mais fácil, por exemplo: eletrodomésticos 30%, eletrônicos 40%, etc. Uma boa opção também é avaliar quais produtos estão parados no estoque, utilize essa data para literalmente limpar o estoque e trazer novos produtos após o evento.  

Pesquise o que os clientes estão procurando 

Por fim, para aumentar as vendas, é interessante fazer uma pesquisa e saber o que os consumidores estão procurando no momento. Então organize suas opções baseadas nisso, pois ao dar desconto justamente nesses produtos, suas vendas com certeza serão maiores.  

Para saber mais sobre como se preparar para a Black Friday não deixe de conferir Como se preparar para a Black Friday 2021: o guia para pequenos empreendedores.