4 indicadores de desempenho essenciais para quem vende on-line

Indicadores de desempenho - Fonte: Pexels

As vendas on-line já se tornaram o foco de muitas empresas, tanto grandes quanto pequenas. Isso porque com essa nova era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas a esse mundo on-line. Assim, é possível notar um grande aumento das compras em lojas on-line, plataformas de venda, sites e até mesmo vendas em redes sociais.  

E para quem trabalha com esse tipo de venda, existe uma vantagem que se chama indicadores de desempenho. Nas vendas on-line é possível fazer análises muito mais profundas com relação ao faturamento, retorno de estratégias adotadas, entre outros. Confira a seguir alguns dos principais indicadores de desempenho para quem vende on-line.  

Número de visitas 

Seja vendendo por meio de uma plataforma, de um site ou das redes sociais, o número de visitas é um dos principais indicadores de desempenho para saber como o seu negócio está indo. Ele irá dizer quantas pessoas acessaram o seu domínio na Internet, e isso irá lhe mostrar quantas pessoas podem estar interessadas nos seus produtos ou serviços.  Uma dica para aumentar o seu número de visitas é utilizar postagens e publicar conteúdo para direcionar o público para seu portal de vendas.  

Número de vendas 

Claramente o número de vendas é um indicar importantíssimo, afinal ele irá mostrar quantas compras realmente foram realizadas. E isso irá impactar diretamente no seu faturamento. Portanto, acompanhar o número de vendas é essencial para conseguir prever o faturamento e como o negócio está indo.  

Taxa de conversão 

Por meio do número de visitas e do número de vendas é possível obter outro indicador, chamado de taxa de conversão. Ele mostra quantas pessoas que visitaram seu site realmente fizeram uma compra. Ou seja, caso a taxa de conversão for alta, isso quer dizer que suas postagens e estratégias de marketing estão trazendo o resultado esperado. Contudo, se a taxa de conversão for baixa pode-se fazer mudanças, como design do site, publicações, tipos de conteúdo, com o intuito de aumentar esse número.  

Custo por cliente 

Implementar uma nova estratégia de marketing ou realizar alguma mudança irá necessitar de um investimento financeiro por parte da empresa. E uma métrica que pode ser útil de se obter é o custo por cliente, que seria o quanto teve que ser investido para que uma pessoa virasse um cliente. Isso mostra o valor gasto para atender a determinados tipos de público e pode ajudar a empresa a encontrar qual o público ideal para seus produtos.