Os 4 Ps do marketing aplicados à estratégia digital

Através dessas quatro palavras é possível elaborar toda e qualquer estratégia de marketing.

4 Ps do Marketing - Fonte: Pixabay
4 Ps do Marketing - Fonte: Pixabay

Os quatro Ps do marketing fazem parte de um conceito muito estudado e aplicado quando o assunto é obter sucesso na venda de produtos e serviços. Através dessas quatro palavras é possível elaborar toda e qualquer estratégia de marketing. 

Mesmo para pequenas empresas que ainda estão começando a caminhar na aplicação do marketing, ou aqueles que usam apenas o marketing digital. Aliás, os 4 Ps do marketing podem ser muito bem aplicados à estratégia digital. 

Aqui você vai conhecer quais são esses 4 Ps do marketing, e como aplicar cada um desses pilares para desenvolver campanhas de marketing digital. Confira a seguir e aprenda a ter mais sucesso com essa estratégia simples. 

O que são os 4 Ps?

Basicamente, os quatros Ps são as principais considerações a serem feitas com muito cuidado e implementadas com sabedoria para conquistar o sucesso. São quatro palavras, que no inglês iniciam com a letra P. 

São elas: product, price, place e promotion, que traduzidas podem ser entendidas como: produto, valor, local e promoção. E deverão ser considerados uma série de fatores para o marketing e comercialização de produtos e serviços. 

Nesse sentido, o que os consumidores desejam, como o produto atende a essas necessidades, como o produto é notado no mundo e como ele se diferencia da concorrência são os principais pontos analisados.

Os 4 Ps no marketing digital

Agora que você entendeu o que são os 4 Ps, é hora de entender como é possível aplicá-los na prática, usando a estratégia digital de se fazer marketing. Confira abaixo:

Produto

O primeiro passo para a criação de uma campanha de marketing digital utilizando os 4 Ps é entender o produto que se deseja vender. Você deve ter na ponta da língua e enraizado em sua mente quem precisa do seu produto e para quê.

Neste primeiro passo dos 4 Ps você vai precisar detalhar o seu produto e identificar os pontos fortes e fracos. Além disso, a sua campanha deve estar voltada para atrair os consumidores e destacar os pontos fortes do produto. 

Valor

O segundo P começa com a reflexão ou pesquisa de quanto os seus consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto. E sim, definir um valor real para o produto também é uma das tarefas do profissional que trabalha com marketing. 

Serão estes profissionais que irão definir quando a aplicação de um desconto no produto em determinada campanha vale a pena, por exemplo. 

Local

O terceiro P é a definição de onde o seu produto ficará disponível para o consumo e quais serão as estratégias de divulgação. Mesmo que você escolha por utilizar o meio digital, às vezes convém unir mais de um meio de divulgação para amplificar os resultados. 

Promoção

O quarto P é onde o marketing digital mais pode ser aplicado de fato. Promover significa deixar os consumidores cientes de que o seu produto existe e que eles precisam comprá-lo. 

Por isso, o marketing digital vai ser incorporado à campanha com o objetivo de promover a venda do seu produto e assim finalizar a aplicação dos 4 Ps do marketing. 

Gostou do conteúdo? Acesse muito mais no blog mundo mídia.