Indicadores de desempenho: como avaliar a transformação digital da sua empresa

Indicadores de desempenho - Fonte: Pexels

Com o uso da tecnologia cada vez mais presente tanto na vida das pessoas quanto dentro das empresas, é natural se perguntar o quanto isso está realmente trazendo retorno. No caso das empresas o uso da tecnologia permitiu que diversos processos se tornassem automatizados e mais digitais, com vendas on-line e interação com clientes por meio das redes sociais. Porém mesmo adotando essas medidas, muitas empresas esquecem de um ponto importante: é preciso analisar e medir o que está sendo implementado. Confira a seguir alguns dos principais indicadores que irão ajudar a confirmar se as ferramentas utilizadas estão trazendo os retornos desejados. 

Indicadores de desempenho 

Com os indicadores de desempenho é preciso ter em mente dois pontos: qual o progresso e a melhora esperada a partir da implementação dessas novas tecnologias e quais os reais retornos obtidos com essas ferramentas. Confira a seguir alguns parâmetros que irão ajudar a fazer essa análise da melhor maneira. 

Custo por lead 

O custo por lead é uma ótima forma de analisar se uma campanha, por exemplo de marketing digital, trouxe o retorno esperado dado o investimento feito. Ou seja, a ideia é que quanto menor o custo por lead, que em uma campanha pode ser calculado como o valor investido pelo número de clientes interessados, melhor. Afinal, isso irá significar que o investimento feito trouxe um retorno maior que o esperado. 

Taxa de conversão 

A taxa de conversão já ajuda a analisar a efetividade da ferramenta ou estratégia adotada. Por exemplo, se dos 500 visitantes do seu site 1 realizou uma compra, então sua taxa será de 1%. Ou seja, essa análise irá te dizer quantos consumidores realmente realizam compras dada uma campanha, e se essa taxa for pequena, o que pode ser feito para mudar e aumentar.  

Retorno sobre investimento 

O retorno sobre o investimento é uma métrica que pode ser positiva ou negativa, e irá dizer quanto de retorno a empresa obteve ao investir em determinada ferramenta. Ou seja, ele analisa o impacto no rendimento da empresa de forma financeira. Esse parâmetro é obtido fazendo a diferença entre o valor arrecadado e o investimento dividido pelo investimento.  

Taxa de engajamento 

Ao investir em uma nova ferramenta é preciso analisar o quanto a mesma está sendo utilizada pelos seus funcionários. Afinal, não adianta comprar equipamentos tecnológicos e aplicativos digitais se os funcionários não sabem mexer neles ou não utilizam eles no cotidiano da empresa.  

Tempo de entrega 

Outra maneira de analisar a efetividade da implementação de uma nova tecnologia na empresa é vendo o tempo de entrega de projetos. O principal intuito de utilizar ferramentas digitais e adotar novas tecnologias é otimizar processos que demoram e trazer maior produtividade para a empresa. Portanto, o tempo de entrega de projetos internos é uma ótima forma de fazer essa análise. 

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua empresa? Não deixe de conferir porque investir na comunicação empresarial