3 erros que levam o marketing digital ao insucesso

Qualquer descuido pode te levar por água abaixo e por isso é sempre bom estar atento.

Erros no marketing digital - Fonte: Pixabay
Erros no marketing digital - Fonte: Pixabay

Erros fazem parte do nosso cotidiano, e às vezes passam despercebidos, mas quando pensamos no reflexo deles para o nosso empreendimento, entendemos que eles não devem acontecer. Com o marketing digital os erros devem ser ainda mais evitados. 

Entender quais são os erros mais comuns quando o assunto é marketing digital é o primeiro passo na jornada para criar campanhas mais poderosas e com menos falhas. Qualquer descuido pode te levar por água abaixo e por isso é sempre bom estar atento. 

Pensando nisso, hoje lhe apresentamos os piores erros que você pode cometer quando constrói o marketing digital da sua empresa. Confira cada um destes erros abaixo e esteja sempre preparado para contorná-los. 

1. Não planejar

O erro número um da lista de hoje é o pior que você pode cometer no seu marketing digital. Isso porque é a etapa principal de qualquer processo e não pode deixar de ser feito nunca. 

A falta de planejamento inicial de uma campanha de marketing digital deixa toda a sua estrutura sem um norte de onde começar e o que devem atingir. Gerando assim grandes problemas na divulgação dos seus produtos e serviços no meio digital.

Atualmente, o marketing digital está muito moderno e toda essa tecnologia ajuda com que o processo de criação de campanhas seja mais simples. Mas isso não significa que o planejamento inicial pode ser deixado de lado. 

Planejar é o passo inicial e indispensável de uma campanha de marketing digital e deixar de fazê-lo compromete toda a estrutura. Mesmo que os processos estejam facilitados, eles precisam de sincronia para acontecer perfeitamente. 

2. Não estabelecer uma persona 

No marketing, uma persona é o perfil de cliente ideal, que você estabelece através de um processo de pesquisa, e te ajudará a pensar também o processo de criação de uma campanha. 

Esse perfil ideal de cliente será um dos pilares norteadores do processo de planejamento, e assim, sem ele toda a estrutura fica comprometida. Toda estratégia de marketing, digital ou não, precisa de uma persona muito bem definida, por isso, quem deixa de pesquisar e construir seu perfil de cliente ideal está pecando. 

3. Não reconhecer o processo de consumo 

Todo consumo passa por um processo de três fases: conhecimento, consideração e decisão. Desta forma, quando seu cliente vê sua campanha de marketing, ele entra neste processo que pode resultar em uma compra ou não. 

Se você não reconhece este processo de consumo, não irá conseguir criar um conteúdo que vá satisfazer as necessidades do seu público alvo. E sem isso, não haverá alcance de vendas ou resultados com sua campanha. 

Gostou deste conteúdo? Confira mais como este no blog mundo mídia e aprenda sobre empreender e gerir empresas!