4 erros que devem ser evitados a todo custo com o e-commerce

Hoje em dia, muito se ouve falar em e-commerce. Especialmente após a pandemia do novo coronavírus, em que inúmeros segmentos se viram forçados a migrar de vez para o campo digital, o comércio digital cresceu como nunca e elevou o patamar da negociação na internet. Se há cinco anos muitos ainda tinham receio em fazer compras online, agora isso é quase uma nova norma. E, por isso, ter um modelo de e-commerce concreto, confiável e bem integrado é indispensável para que um empreendimento se saia bem nesta era.


Neste post, você irá conferir 4 erros que devem ser evitados a todo custo numa plataforma de e-commerce, para garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, a sua fidelização:


Falhas no carregamento de página


Ter um website estável é o primeiro passo: quantas vezes você tentou realizar uma compra online e, de repente, o site caiu? Isso causa uma enorme confusão: se você não tem um aplicativo de banco próximo, onde é possível conferir se a compra foi feita ou não, pode tentar realizar a compra novamente e acabar sendo cobrado duas vezes pelo mesmo produto. O desgaste, de qualquer forma, é inevitável e, muito provavelmente, você não utilizará aquele site mais. Portanto, invista na qualidade do seu endereço web e teste o próprio sistema com frequência para evitar a perda de possíveis clientes.


Não ter um “one page checkout”


Sites de compras com inúmeras abas pop-up, burocracias excessivas, solicitações de informações desnecessárias e incontáveis direcionamentos acabam fazendo com que o cliente desista da compra antes mesmo de chegar à página de checkout. Logo, se o seu site não tem um sistema de “one page checkout”, ou em outras palavras, um modelo simplificado de página de conversão, as chances de uma desistência do cliente são maiores.


Falta de cuidado com a logística e fretes altos


Às vezes, a falha na conversão de compradores pode estar não no preço ou na forma como o produto é ofertado, mas no frete. No Brasil, pagar fretes mais caros é regra, uma vez que as taxações sobre produtos tendem a ser maiores que em outros países, mas há formas de reduzir o impacto do frete sobre a decisão do cliente e contornar o problema. Basta ter um sistema logístico eficiente para lidar com diversas transportadoras e, também, investir na customização de frete, considerando CEP, pesos e valores.


Baixa integração


Talvez a principal dica da vez, ter um e-commerce integrado com os principais meios de pagamento, frete, marketplaces e outros é extremamente importante para ter bons resultados na internet. Nesta outra postagem [Qual a importância de integrar o seu e-commerce aos marketplaces? | Blog Mundomidia], discutimos em detalhe a integração do e-commerce e como este método permite que seu empreendimento esteja sempre atualizado em relação ao mercado. E, é claro, um sistema integrado gera melhores avaliações do público: não é segredo que, na internet, a boa avaliação conta muito quando o assunto é vencer a hesitação e convencer o consumidor.


Para mais dicas sobre e-commerce e gestão empresarial, fique ligado(a) no blog da Mundomídia e em nossas redes sociais!