Saiba quando sua empresa está necessitando de consultoria

Mulher amarela com máscara respiratória apontando para uma tela fazendo apresentação e consultoria empresarial.
(Fonte: Unsplash)

Em pequenas e médias empresas, há momentos em que uma consultoria empresarial, seja especializada ou não, tem o melhor a oferecer para a saúde da empresa. Isto é, para que os processos fluam e dificuldades sejam superadas no cotidiano da empresa. Por isso, listamos os principais tipos de consultorias e os sinais de que chegou a hora de procurar uma consultoria empresarial.

Tipos de consultorias

Para identificar dificuldades na empresa, propor melhorias, soluções e alternativas para enfrentar os problemas empresariais, existem as consultorias. As mais conhecidas são a consultoria de Marketing, consultoria de Diversidade e consultoria de Recursos Humanos. Enquanto a primeira investiga e propõe soluções para a área de Marketing, na área de Recursos Humanos a consultoria trabalhará voltada para os colaboradores e a gestão de pessoas. No caso da consultoria em Diversidade, o objetivo é a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho, assim como das pessoas negras, pessoas com deficiência e outros grupos minoritários.

Mas há, ainda, outras consultorias, como em Logística, Gestão Empresarial, em Finanças e até em Tecnologia e Inovação. Cada uma dessas opções de consultoria foca em uma área da empresa que pode necessitar de um olhar atento vindo de fora. Mas quando saber se é o momento de buscar uma consultoria?

Sinais da necessidade de uma consultoria

Alguns sinais podem indicar a necessidade do gestor ou pequeno empreendedor de buscar uma consultoria para sua empresa. E, além do aprendizado prático com um consultor, a outra parte boa é que os sinais são fáceis de identificar. Confira.

  1. Quando a empresa tem pouca visibilidade

Atualmente, se não se é visto, não se é lembrado. Com a explosão das redes sociais, competir com os concorrentes pela atenção dos clientes é difícil, mas pode ser mais fácil com consultoria de Marketing, por exemplo.

  1. Quando os clientes estão insatisfeitos

Alguns clientes são exigentes, sabemos, e pode ser difícil lidar com reclamações dos clientes. Mas se seus clientes estão frequentemente saindo insatisfeitos, pode ser a hora de pedir uma consultoria, como a de Marketing ou de Relação com o Cliente.

  1. Quando as finanças estão bagunçadas

Como gestor ou dono da empresa, você não mistura finanças pessoais e empresariais. Mas mesmo assim as contas não fecham? Ou, de fato, há endividamento na empresa? Para identificar os problemas e as soluções, consultorias em Finanças e em Gestão Empresarial podem ajudar.

  1. Quando há trabalho desperdiçado na empresa

Se isto vem acontecendo, os processos logísticos da empresa não estão funcionando tão bem como poderiam. Por isso, consultorias em Logística podem ser o que a empresa precisa.