Saiba como lidar com a reclamação do cliente

De vez em quando, deparamos com algum cliente que nos reclama de algum produto ou serviço prestado a ele. Entretanto, muita das vezes não sabemos lidar com esse tipo de situação e acabamos perdendo esses clientes. Mas então, será que existe alguma maneira de transformar essa reclamação em oportunidade? Preparamos para você, 4 passos para lidar com esse tipo de situação, confira!

Agradeça seu cliente
Peça sugestões
Mantenha a calma
Pense sempre positivo em relação ao seu cliente

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Agradeça seu cliente

Quando um cliente reclamar de seu produto ou serviço, a primeira coisa que você deve fazer é agradece-lo pelo feedback dado. Tenha em mente que são poucos que irão dizer coisas do tipo para você, e que muitos deles irão troca-lo pelo concorrente sem se quer te mostrar o motivo, além de darem o feedback para outras pessoas sem qualquer chance para corrigir seu erro.

Peça sugestões

Não basta apenas agradecer, é interessante manter uma conversa com seu cliente. Pergunte se existe mais algo que não o tenha agradado e peça sugestões. Fazendo isso, ele com certeza se sentirá ouvido, mantendo o interesse em sua empresa. Não se esqueça também de pedir novas ideias de produtos ou formas de entregar o serviço prestado, isso fará com que a chance de torna-lo um cliente fiel aumente consideravelmente.

Mantenha a calma

Às vezes, um cliente pode chegar irritado até você, não é mesmo? Para resolver isso, é bem simples, basta manter a calma. Enquanto ele estiver reclamando, mantenha sua compostura, espere ele falar, e depois resolva seu problema. Se você mostrar a solução do problema antes mesmo dele terminar de falar, pode ser que ele se irrite ainda mais com isso, então, espere ele terminar de falar tudo, e depois, o ajude como for necessário.

Pense sempre positivo em relação ao seu cliente

O modo que você imagina seus clientes, reflete no modo que irá trata-lo. Existem duas vertentes de pensamento em relação ao seu cliente. Você pode pensar que ele é detalhista, ou que ele é apenas mais um chato por aí.

Caso sua linha de pensamento seja a segunda, quando aparecer algum cliente reclamando, naturalmente, você irá trata-lo como pensa que ele é. Não dará tanta importância para o que ele fala e buscará a opção mais rápida e menos trabalhosa para resolver seu problema. Não precisa nem dizer que isso não funciona, certo?

O ideal é pensar que ele é detalhista, e não um reclamão. Busque entender o que não o agradou, por mais que sua empresa seja empenhada em entregar um bom produto, ele tem o direito de não gostar de algo. Mantendo esse modo de pensar, você se sentirá mais calmo e desafiado a agradar seus clientes insatisfeitos.