Conheça formas de lidar com conflitos do seu negócio

gestão de conflitos (fonte:Pixabay)
gestão de conflitos (fonte:Pixabay)

As relações interpessoais são tópicos muito sensíveis dentro de um negócio. Por este e outros motivos, nós trouxemos para vocês formas de como lidar com os conflitos dentro do seu negócio.

Nas empresas que possuem mais de um funcionário, a relação entre esses profissionais pode se tornar difícil devido a diversos assuntos, mas principalmente, pelo estresse ocasionado pelas cobranças do próprio serviço. 

Por isso, é muito importante antecipar esses possíveis desentendimentos. Leia até o final deste artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas.

Como administrar os conflitos interpessoais dentro do seu negócio?

Em um momento de atrito entre equipes ou entre funcionários começa a resultar em prejuízos para a empresa e, consequentemente para os clientes, algo deve ser feito. Confira abaixo dicas para lidar com isso:

Investigar o que ocasionou esse desentendimento

Nenhum conflito surge por nada e, por este motivo, é muito importante ouvir cada uma das partes envolvidas nesse problema. Neste momento, não é um momento para advertências ou julgamentos, devendo interferir apenas quando souber todos os detalhes da história, prestando atenção nas incompatibilidades entre as histórias.

Incentive que os participantes do conflito façam uso do accountability

Accountability é uma estratégia que dá autonomia para os envolvidos em um conflito empresarial, deixando com que os envolvidos encontrem formas ideias para resolver o problema. Isso deixa o gestor apenas como um mediador e não como solucionador.

Nesse momento, é muito importante que você apresente condições boas para que uma conversa efetiva entre os membros ocorra e que o problema consiga ser solucionado rapidamente.

Faça uso de feedbacks entre os funcionários envolvidos neste conflito

A utilização de feedbacks como forma intuitiva de auxiliar que cada funcionário saiba quais pontos ele deve se aperfeiçoar para evitar conflitos futuros. Essa comunicação é muito importante para evitar que as diferenças de jeitos interfiram no negócio.

Tente resolver todas as questões que impedem a resolução do conflito inicial

Conflitos grandes costumam interferir em coisas muito maiores do que o relacionamento entre duas pessoas, o que costuma gerar graves consequências, como: atraso nas entregas de encomendas dos clientes. dificuldade na comunicação entre as equipes; insatisfação dos demais colaboradores; demora no repasse de informações esperadas; aumento na burocracia para a resolução de problemas e desenvolvimento de ideias.