3 grandes tendências em gestão de pessoas para 2023

Um novo olhar surgiu para melhores propostas em gestão de pessoas e em recursos disponíveis para garantir maior sucesso do relacionamento interpessoal.

Gestão de pessoas em 2023 - Fonte: Pixabay
Gestão de pessoas em 2023 - Fonte: Pixabay

Os dois últimos anos foram um verdadeiro desafio para as empresas no que se refere à gestão de pessoas. Isso porque a pandemia afetou muito os ambientes de trabalho e adaptações tiveram de ser feitas. 

Com isso, um novo olhar surgiu para melhores propostas em gestão de pessoas e em recursos disponíveis para garantir maior sucesso do relacionamento interpessoal. 

Vendo o ano de 2023 se aproximando, especialistas elencaram algumas tendências para esse novo período de readaptação ao normal. Muitas das estratégias adotadas serão mantidas ou ainda convergidas com estratégias anteriormente já usadas. 

Para garantir que você não fique de fora de nada, trazemos aqui algumas das principais tendências em gestão de pessoas para o ano de 2023. Confira cada uma delas e comece a planejar suas ações do próximo ano. 

1. Saúde do trabalhador

A pandemia de covid-9 nos mostrou que a saúde é um dos bens mais importantes e que precisamos zelar por ela. Esse pensamento tenderá a se estender ao ramo empresarial e dominar as empresas. 

Pensando nisso, a gestão de pessoas é a principal área de uma empresa responsável por promover e prevenir a saúde dos colaboradores. Ela deverá estar muito atuante em ações de saúde no ano de 2023. 

2. Inteligência artificial e processos seletivos

Certamente, uma das áreas que não foi barrada pela crise foi a tecnológica. Isso porque os avanços das tecnologias digitais foram maiores do que nunca em um curto período. 

Assim, uma tendência para o ano seguinte será implementar o uso de tecnologia, em especial a Inteligência artificial para o recrutamento de novos colaboradores

Estão surgindo ferramentas que irão facilitar os processos de seleção, direcionando-os para a busca de profissionais com determinado perfil. Por isso, se sua empresa ainda não investe em adquirir essas tecnologias, convém começar. 

3. Lazer na empresa

Essa tendência vem principalmente pelo fato de que os trabalhadores passaram a exercer suas atividades em casa e com muito mais conforto. Mas agora, há a retomada das atividades em ambiente empresarial e isso pode ser incômodo. 

Pensando nisso, as empresas começam um processo de refletir como melhorar o ambiente de trabalho em si. Com o objetivo principal de proporcionar aos seus colaboradores maior conforto e sentimento de lazer. 

Assim, mesmo que essa estratégia já fosse utilizada por grandes empresas que estão sempre à frente do tempo, isso começa a ser mais valorizado agora. E assim o ambiente de trabalho será adaptado a essa nova realidade. 

E aí, o que achou deste conteúdo? No blog mundo mídia você encontra muito mais, acesse!