Saiba quais ferramentas o software de gestão deve ter

Ferramentas de software de gestão
(Foto: Freepik)

Os softwares de gestão são, hoje, quase indispensáveis. Não porque a gestão e organização de uma empresa dependa de algo que apenas eles fazem, mas pela praticidade. Isto é, cuidar do fluxo de caixa, receitas, despesas, estoque, clientes, e mais, é bastante coisa. E quando feito com uma ferramenta que otimiza os dados, manter a gestão e o dia a dia da empresa em ordem é muito mais fácil.

Por isso, trouxemos as principais funções que um software de gestão precisa ter, para, assim auxiliar não apenas as grandes, mas as pequenas e médias empresas também.

Fluxo de caixa, contas a pagar, a receber, relatórios

Quando os softwares de gestão possuem a função de registro do fluxo de caixa, registros das contas a pagar, a receber e faz relatórios dos dados financeiros, a gestão é facilitada. Isto porque a gestão financeira, em específico, pode ser feita de maneira mais precisa, sem erros, com os dados e relatórios do software de gestão. Logo, tomar decisões, mudar estratégias e fazer tanto o planejamento como as projeções financeiras será mais prático.

Venda, Baixa no estoque, relatórios, código de barras

Colher os dados relativos às vendas e, com isso, também dar baixa no estoque são funções que um software de gestão deve ter, também. Afinal, é com esse tipo de atualização automatizada dos dados de uma empresa é possível se planejar e evitar problemas e imprevistos. Caso o estoque não esteja atualizado, uma venda pode ser feita de um produto que não está mais disponível, por exemplo.

Ademais, é importante ter no software de gestão a formação de relatórios sobre as vendas de determinados períodos. Logo, a gestão de vendas e planejamento estratégico desse setor se tornam mais práticos.

Consultar e cadastrar clientes

Além disso, bons softwares de gestão também contam com ferramentas de consulta e cadastro de clientes, com dados como telefone, endereço, forma de pagamento, pedido, histórico. Com este tipo de função, torna-se mais prático realizar o pós-venda e ter um relacionamento com o cliente buscando a fidelização. 

Nota fiscal eletrônica (NFe)

Por fim, uma das ferramentas que não pode faltar em softwares de gestão é a da emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Com esta ferramenta, torna-se facilitado não apenas estar de acordo com a legislação, mas também utilizar os dados da venda e do cliente em questão, tornando também otimizada a emissão da nota com os dados necessários.