Transformação digital: o que é e como começar na sua empresa

Transformação digital - Fonte: Pexels

Com cada vez mais processos automatizados e tecnologias focadas para o ramo empresarial, pode-se ver que atualmente diversas empresas estão passando por uma transformação digital. Algo que pode ser comparado a diversas outras revoluções, como a revolução industrial. Com a transformação digital cada vez mais a tecnologia tem sido empregada, com robôs substituindo pessoas em etapas de montagem ou até mesmo inteligências artificiais respondendo perguntas de clientes. Confira a seguir um pouco mais sobre essa transformação digital que está acontecendo e também como começá-la na sua empresa.  

O que é transformação digital? 

Primeiramente é preciso entender o que é a transformação digital, que vai muito além da adoção de tecnologias no cotidiano das empresas. A ideia por trás desse conceito vem de utilizar essas ferramentas modernas para ter maior eficiência, alcançar mais pessoas, maior produtividade e gerenciamento dos dados que são obtidos.  

Ou seja, por meio da transformação digital a empresa consegue fazer estimativas mais precisas, analisar seus dados mais profundamente e entender melhor porque determinadas ações trazem mais resultados que outras. A tecnologia vem trazendo a ideia de trabalhar de forma cada vez mais inteligente, deixando os processos mais alinhados e conectados. + 

Como começar a transformação digital na sua empresa 

Naturalmente é notável que no mercado competitivo atual, as empresas que não estão utilizando as tecnologias disponíveis a seu favor estão ficando para traz. Sendo que os próprios consumidores estão buscando por empresas cada vez mais modernas. Mas nem sempre ter equipamentos tecnológicos significa que a empresa está em transformação digital. De acordo com a empresa americana de consultoria estratégica McKinsey, existem 3 pontos que levam a empresa a começar sua transformação digital: 

1. Estrutura organizacional 

O primeiro ponto parte das iniciativas, do alinhamento dos diferentes níveis da empresa, da base estratégica digital e de análise, assim como da estrutura. Ou seja, de como a estrutura organizacional da empresa é estabelecida. É preciso organizar como a tecnologia irá impactar os diferentes níveis da empresa, como ela será implementada e como será feita a comunicação entre ela.  

2. Experimentação 

Após identificada as ferramentas que serão adotadas é preciso ver a parte prática. Identificar potenciais talentos dentro da equipe e capacitar quem não sabe trabalhar com a tecnologia. Afinal, não adianta modernizar a empresa estruturalmente, se funcionalmente ela não se desenvolve. Portanto, é preciso treinar e garantir que os funcionários estejam usufruindo dos aparatos tecnológicos.  

3. Jornada do Cliente 

O último ponto diz respeito ao cliente. Já é possível notar que a satisfação do cliente já é um dos principais focos das empresas que estão à frente no mercado. Isso porque com a transformação tecnológica, os consumidores estão cada vez mais conectados digitalmente e compartilhando informações, avaliações e feedbacks. De forma que a relação entre a empresa e o cliente se torna muito mais bem trabalhada, com engajamento em redes sociais, busca por sugestões de melhoramento, entre outros. Sendo tudo feito com intuito de fidelizar os clientes e realizar a manutenção dos mesmos.  

Confira também o que são tecnologias exponenciais e comesse a transformação digital na sua empresa hoje mesmo.