O que são tecnologias exponenciais?

Tecnologias Exponenciais - Fonte: Pexels

Um termo que vem crescendo no meio do empreendedorismo é tecnologias exponenciais. Esse termo compõe inovações que trazem um crescimento exponencial do valor de uma ideia. Isso surgiu por conta do rápido desenvolvimento de empresas, que hoje em dia superam o crescimento linear dos anos passados. Um exemplo são os streamings, que rapidamente derrubaram concorrentes antigos e se tornaram um dos principais fomentos da indústria cinematográfica. Confira a seguir mais sobre esse tema e fique por dentro de como aplica-lo no empreendedorismo.

O que são?

O que confere a característica de uma tecnologia exponencial é a Lei de Moore, que confere a um negócio a capacidade de escalonar seguindo uma curva exponencial. E esse crescimento se garante justamente na capacidade da empresa se adaptar no mundo atual. Empresas exponenciais são justamente aquelas que utilizam as tecnologias exponenciais em seus negócios, permitindo um crescimento rápido e reconhecimento dentro do mercado.

Características das tecnologias exponenciais

Peter Diamandis, fundador da Singularity University, desenvolveu o modelo conhecido como ‘6Ds das tecnologias exponenciais’. Esse modelo discute as 6 principais características que uma tecnologia exponencial tem, de forma a entender melhor como implementá-lo de forma empreendedora. Confira a seguir.

1. Digitalização

A primeira característica de uma tecnologia exponencial é a digitalização. Isso porque ao se tornar digital, o produto ou serviço se torna muito mais barato, acessível e mais fácil de ser expandido. Isso pode ser visto em fotografias, digitalização de documentos, bancos, etc. Cada vez mais as atividades físicas estão passando para o digital.

2. Decepção

Uma curva exponencial demora mais para começar a crescer, porém quando acontece ele é muito rápido. A decepção mostra exatamente que o potencial do recurso pode não ser tão perceptível de início.

3. Disrupção

A disrupção é uma das características mais marcantes, pois ela mostra como as tecnologias exponenciais mudam a sociedade em si. Isso pode ser visto atualmente em como muitas coisas podem ser resolvidas com poucos cliques, não existe mais a necessidade de ir até o local físico, o atendimento on-line mudou essa atividade completamente. Assim, a disrupção diz respeito a como essas inovações quebram um processo comum e transformam o mercado.

4. Desmonetização

Como já falado, ao se tornar digital o custo da atividade se torna menor, portanto, uma característica de tecnologias exponenciais é a desmonetização. A Internet tem essa característica como sua base, afinal com apenas alguns cliques podem ser feitas comparações de produtos das mais diversas lojas.

5. Desmaterialização

Infoprodutos e bitcoins são apenas alguns dos exemplos de como a desmaterialização está se tornando cada vez mais comum. Mostrando como a parte física de produtos e serviços está deixando de existir.

6. Democratização

Por fim, a democratização é a última característica que compõe as tecnologias exponenciais. Isso porque com a redução dos preços, o intuito é que os produtos se tornem cada vez mais acessíveis a todos.

Pensando em começar a empreender? Não deixe de conferir O que é um plano de negócios? Todas as suas dúvidas sobre o assunto respondidas aqui.