O que torna a experiência do consumidor o pilar de qualquer negócio?

O “customer experience” ou a experiência do consumidor é um tópico frequentemente abordado aqui no blog da Mundomídia. O termo tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre gestão e é uma estratégia que veio para ficar.

O que torna a experiência do consumidor o pilar de qualquer negócio bem-sucedido?

Primeiramente, é preciso definir o termo. Ele retrata a experiência do consumidor desde o primeiro contato com a marca, quando o site é acessado ou um post no Instagram é curtido, até o fechamento do negócio, seja a contratação de um serviço ou compra de um produto. Seguido, é claro, do pós-venda: o momento em que a empresa tem a oportunidade de fidelizar o cliente.

Ele abarca a interação entre empresa e público e a percepção do cliente a respeito do seu próprio atendimento.

Qual a importância dessa estratégia?

Em um mercado cada vez mais acirrado e produtos que tendem a se assimilar em diversos níveis, investir na experiência do cliente é o que ajuda uma companhia a se destacar dentre a maioria. Suponha que você venda leitores digitais. Dezenas de outras empresas no mercado também comercializam o mesmo produto. O objetivo é um só: permitir que as pessoas leiam com mais conforto.

O que diferencia a sua marca das outras? A experiência do consumidor traz incontáveis vantagens para um empreendimento:

– Melhorias no branding do próprio negócio;

– Melhoria na percepção da credibilidade;

– Aumento das taxas de retenção de clientes.

Como melhorar o seu “customer experience”?

O nosso blog é recheado de dicas que empreendedores como você podem aplicar na própria rotina. Para ler mais sobre o assunto, basta clicar aqui.