Conheça os principais tipos de empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital - Fonte: Pexels

Com a ascensão da tecnologia e do mundo digital, o empreendedorismo começou a explorar esse ramo e gerou o empreendedorismo digital. Atualmente diversos negócios digitais vem ganhando o mercado, como canais de Youtube e influenciadores digitais, cursos online e infoprodutos. Confira a seguir quais são os principais tipos de empreendedorismo digital.  

Criador de conteúdo 

Em redes sociais já é comum encontrar perfis com a denominação de criadores de conteúdo digital. Nesse tipo de empreendedorismo digital o foco é criação de conteúdo, ou seja, você pode criar identidades visuais, anúncios e utilizar a criatividade para produzir postagens, publicações em redes sociais, sites e blogs. A ideia principal é produzir conteúdo que chame atenção do público, aumente o engajamento e que seja único.  

Marketing de afiliados 

O marketing de filiados vem crescendo na Internet, e funciona com comissões. Ou seja, você irá vender produtos de terceiros e receber uma comissão por isso, sendo que o pagamento pode ser por número de cliques, conclusão de compra ou acessos ao site. Vários sites já fornecem esse serviço de marketing de afiliados, em que a pessoa que quer vender pode utilizar seus conhecimentos para produzir anúncios e divulgar os produtos em outros sites e redes sociais, com o intuito de conseguir as vendas.  

E-commerce 

As compras on-line cresceram exponencialmente nos últimos anos, de forma que muitas empresas criaram suas lojas virtuais e outras apenas existem digitalmente. Assim, essa é uma das principais formas de empreendedorismo digital e a que mais está ativa atualmente. Além de sites, existem plataformas famosas como Mercado Livre e Shopee que permitem que vendedores façam suas vendas on-line sem precisarem criar um site próprio.  

Influenciador digital 

Uma das mais novas profissões e que conquistou o mercado, os influenciadores digitais utilizam as mídias sociais para promoverem e indicarem produtos para seus seguidores e fãs. No caso as empresas contratam essas pessoas como forma de marketing digital para aumentar seu alcance e conseguir maior visibilidade. Os influenciadores, portanto, ganham por publicação, postagens e stories.  

Streaming 

Diferente dos influenciadores que trabalham com algo mais próximo da criação de conteúdos, os streamers fazem indicações com transmissões ao vivo. Assim, além do número de seguidores, o importante é quantas pessoas assistem a transmissão. Isso é comumente realizado em redes sociais, como Instagram, Twitch, Facebook e Youtube.  

Quer saber mais sobre empreendedorismo digital? Não deixe de conferir o que é empreendedorismo digital.