Saiba como encontrar o verdadeiro público-alvo do seu negócio

Uma das etapas mais importantes da solidificação do seu negócio e prospecção de novos clientes é a definição do seu público-alvo. Seja para enviar newsletters, ou até mesmo criar um anúncio para Instagram e Facebook, é preciso ter uma ideia de qual é o perfil da pessoa que você quer atingir. Desta forma, os resultados podem ser otimizados e a taxa de conversão se torna maior.


Pensando nisso, hoje iremos ensiná-lo como encontrar o seu público-alvo:


O que é o público-alvo e por que ele é diferente da persona?


A resposta pode estar na língua de vários leitores, mas muitos tendem a confundir este conceito com outro: persona. E muitas vezes não é culpa deles! Ambos são utilizados de forma intercambiável, mas, em essência, as etimologias são diferentes. Em prática, público-alvo é um grupo particular de consumidores para os quais a divulgação de um serviço ou produto é voltada.


Já a persona é uma semi-ficcionalização do cliente ideal. Nós já discutimos sobre o tema em detalhes aqui anteriormente no blog, mas em suma, enquanto a persona é um personagem fictício com características próximas da realidade, o público-alvo é mais amplo. Ele é definido a partir de uma série de fatores que consideram a natureza da empresa, seus objetivos e produtos oferecidos.


Como encontrar o meu?


Se pudéssemos responder a esta pergunta em termos diretos, diríamos que o primeiro passo é identificar qual problema ou dor o seu negócio soluciona. Suponhamos, por exemplo, que você administre uma oficina mecânica: o seu cliente é, em geral, aquele(a) condutor(a) que precisa 1) de algum conserto/reparo ou 2) de uma manutenção rotineira. Obviamente uma oficina oferece mais serviços que esses, mas o ponto é o mesmo: ela soluciona problemas relacionados a carros.
Não faz muito sentido, ao elaborar uma campanha de marketing nas redes sociais, incluir no demográfico a ser atingido adolescentes e jovens adultos de 15 a 19 anos, certo? Por isso, outra dica importante é: conheça o seu mercado! Entender qual nicho corresponde ao seu público-alvo é essencial para obter melhores resultados.


O que fazer com essa informação?

Não há uma receita exata que o/a fará encontrar o seu nicho específico. É preciso estudo, dedicação e paciência para compreender exatamente o que potenciais consumidores esperam da sua empresa e como ela contribui para a sociedade. Temos certeza, no entanto, que ao implementar algumas dessas dicas valiosas você estará no caminho certo!