Como ter uma empresa sustentável?

Mulher com folha na mão com árvores atrás dela, simbolizando empresa sustentável
(Fonte: Unsplash)

Há alguns anos, a preocupação de grande parte do mundo é com a sustentabilidade e com bem-estar social, inclusive entre empresas e consumidores. Além dessa esfera, há premiações para iniciativas ambientais do mundo todo, que em 2022 premiou uma Startup brasileira. Com o aumento de consumo de produtos sustentáveis, a tendência é que ser uma empresa sustentável se torne a regra.

Dito isto, como fazer com que sua empresa seja sustentável? Quais são as medidas que um gestor pode tomar para gerir uma empresa sustentável? Acompanhe-nos e descubra.

O que a empresa fará pelo meio ambiente?

Não tem problema se, para sua empresa, a sustentabilidade passou a ser uma preocupação apenas recentemente. Mas, após isso, já foi definido qual será o objetivo macro da sua empresa como empresa sustentável? Definir esse objetivo e apresentá-lo de forma clara é importante para informar seus consumidores, concorrentes e investidores.

Isto é, sua empresa passará a produzir com materiais reciclados? O processo de produção passará a contar com matérias primas orgânicas? Seja qual for o compromisso ambiental e contribuição da sua empresa sustentável, defina e apresente o papel da empresa na conservação do meio ambiente.

Essa empresa sustentável trabalha com o território?

Trabalhar com as potências do território da empresa é um dos segredos da sustentabilidade. Isto é, se na sua cidade há uma fábrica de reciclagem de papel, utilizar papéis reciclados dessa fonte é uma maneira inteligente de ser uma empresa sustentável. Ou, ainda, se na região há pequenos produtores gerando um material que pode ser utilizado no produto da sua empresa, há aí também uma oportunidade.

Em suma, estar atento ao que ocorre na cidade ou região da empresa é uma maneira de aproveitar os recursos regionais. E o desenvolvimento regional anda de mãos dadas com a sustentabilidade.

Como e quando mudanças sustentáveis serão feitas?

Conforme dito, é comum que adotar atitudes sustentáveis seja algo recente em empresas. Assim, pode ter sido identificado onde as ações serão feitas, qual será o compromisso da empresa sustentável com o meio ambiente e como se relacionar com o território. E quando isso começará?

A importância de fazer um plano de ação para transformar de fato a empresa em uma empresa sustentável é fundamental. Caso contrário, pode ser que a ideia não saia do papel, e sua empresa não esteja à altura da concorrência em sustentabilidade. Por isso, faça um planejamento de acordo com as possibilidades da empresa e seja referência em empresa sustentável na sua região.

Caso queira ler mais sobre empresas sustentáveis, confira outros artigos do Blog Mundo Mídia.