Como fazer uma proposta de negócio de sucesso

Proposta de negócios - Fonte: Pexels

Uma proposta de negócio é um documento que empresários utilizam para apresentar seus produtos e serviços para terceiros. No caso, ele é utilizado pelo vendedor para impactar seus clientes e para que os mesmos consigam avaliar detalhadamente o que lhes está sendo apresentado.  

O que deve ter em uma proposta de negócios? 

No documento da proposta deve-se constar informações como: 

  • O que a empresa faz e qual a sua função dentro da mesma 
  • Qual o problema que o cliente enfrenta e que a empresa pode resolver 
  • Como a empresa fará a implementação da solução proposta 
  • Quanto tempo será necessário para atingir o objetivo, o investimento e outros recursos 

Além disso, por se tratar de um documento formal é importante prestar atenção na formatação utilizado. Prostas de negócios contam geralmente com título, sumário, sumário executivo, declaração do problema, solução proposta pela empresa, qualificações, tempo de execução, preços, faturamento, termos e condições e, por fim, a aceitação.  

O objetivo desse tipo de documento está em convencer o comprador do porquê a sua proposta de negócio é a melhor dentre todas as escolhas. No caso, o documento apenas irá formalizar o que será apresentado para o cliente e quais os benefícios que a empresa irá trazer.  

Dicas para ter uma proposta de negócios de sucesso 

Apesar de ter um base e precisar do formalismo, uma proposta de negócios precisa se destacar em meio a diversas outras. Para isso confira a seguir algumas dicas para conseguir o impacto que a sua marca merece. 

Seja visual 

O visual é importante para mostrar organização, chamar atenção e permitir que o comprador encontre as informações de maneira rápida. Incluir fotos da empresa, dos funcionários, além de ilustrações das etapas e processos que serão feitos é ótimo para trazer mais personalidade para a proposta. Isso permite que o cliente consiga visualizar o trabalho a ser fornecido e aumenta as chances de satisfação.  

Dados quantitativos 

Muitos clientes esperam receber propostas com dados que mostrem qual o impacto que a empresa trouxe. Os números trazem maior impacto e confiança para quem está adquirindo o produto ou serviço.  

Use a tecnologia ao seu favor 

Com propostas eletrônicas é possível adicionar imagens de alta qualidade, vídeos demonstrativos e trabalhar com o visual da melhor forma possível. Além de usar a criatividade a seu favor, esse formato é muito mais atraente para o público atual, o que mostra modernização da empresa que a mesma também sempre busca por evoluir e se atualizar.  

Quer saber mais sobre o mundo do empreendedorismo? Confira 6 termos que todo empreendedor deve saber