6 termos que todo empreendedor deve saber

Empreendedorismo - Fonte: Pexels

Para quem está começando a empreender ou entrando no mundo dos negócios, com certeza irá se deparar com inúmeros termos diferentes. Assim como cada profissão tem seus conceitos, os empreendedores também têm sua linguagem empresarial. Confira a seguir 6 termos que todo empreendedor deve saber.  

Aceleradora 

As aceleradoras são meios de suporte para o desenvolvimento de startups. Semelhante a uma incubadora, a aceleradora auxilia novos projetos e negócios dando um espaço para essas ideias evoluírem e se concretizarem no mercado. A principal diferença entre uma incubadora e uma aceleradora é o objetivo dela, enquanto a incubadora é dentro de universidades e ligada a programas governamentais, a aceleradora é voltada para financiamentos de capital privado. Ou seja, ela seria um passo seguinte, para quando a startup quer entrar no mercado.   

Startup 

Esse termo é um dos principais dentro do empreendedorismo e se relaciona com a fase inicial das empresas. Dessa forma, as empresas nessa fase buscam por investidores para poder entrar no mercado atual e então se estabelecer. Sendo que essas empresas apresentam iniciativas inovadoras, trabalhando com diversas incertezas e altas chances de risco.  

Plano de negócios 

O plano de negócios, ou Business Plan, é um dos principais documentos da empresa, pois nele estará descrito detalhadamente tudo sobre o negócio daquela empresa. Nele estarão descritos missão, valores, visão e princípios, planejamento financeiro, investimento necessário, estrutura de recursos humanos, infraestrutura da empresa, divisão de setores, cronograma de processos, entre outros. Esse plano deve sempre estar atualizado e deve ser utilizado como uma rota para o empreendimento.  

Capital de giro 

O Capital de giro irá definir quando dinheiro é necessário para a empresa se sustentar e movimentar seus processos. Ou seja, esse é o dinheiro necessário para que o negócio consiga ter uma continuidade operacional. Basicamente, os financiamentos, estoques, pagamentos de fornecedores, funcionários e impostos, dependem do capital de giro.  

Capital de risco 

Essa palavra diz sobre aplicações financeiras de alto risco feitas por grandes empresários em pequenas e médias empresas, ou startups. Essa é uma forma de aumentar o faturamento de novos negócios e também expandir o negócio no mercado. No caso os investidores aceitam o risco e fazem um investimento alto em um negócio que eles acreditam ter futuro no mercado, esperando ter um bom retorno a médio ou longo prazo.  

Networking 

Essa palavra é a alma do empreendedorismo. Networking se refere a rede de contatos que um empreendedor estabelece. No caso essa rede pode ser composta por pessoas do mesmo ramo ou de diferentes ramos, fornecedores, parceiros, sócios, investidores, entre outros. São pessoas que podem auxiliar no seu negócio e também ajudar a empresa a ganhar espaço e nome no mercado.