Como consultar o CNPJ de uma empresa

Consulta CNPJ - Fonte: Pexels

Seja como cliente, fornecedor, parceiro ou para realizar negócios, a consulta do CNPJ das empresas é essencial para quem quer garantir a segurança e diminuir os riscos na hora de fechar uma compra ou prestação de serviços. Isso porque atualmente cada vez mais é possível encontrar notícias de golpes e fraudes envolvendo empresas fantasmas. Confira a seguir como realizar essa consulta e como automatizar esse processo.  

CNPJ 

Toda empresa possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que é um registro em conjunto com a Receita Federal que irá conter informações para identificar a empresa em território nacional. Assim, a consulta ao CNPJ se torna essencial para conseguir analisar os potenciais riscos de se realizar uma relação comercial com alguma empresa, sendo ela um cliente, parceiro, sócio ou fornecedor.  

Por meio da consulta do CNPJ é possível obter informações como histórico de pagamentos, situação cadastral, podendo estar ativa, inativa ou inapta, envolvimentos jurídicos e processos trabalhistas. Além disso, ainda pode-se saber sobre a reputação da empresa com relação a realização das atividades econômicas da mesma, natureza jurídica, verificação de sócios e administradores. 

Como realizar a consulta do CNPJ 

Para consultar o CNPJ de alguma empresa é preciso acessar fontes públicas e privadas, de maneira geral é pode-se fazer isso de 5 formas: 

  1. Por meio da Receita Federal, em que você poderá verificar a situação do CNPJ da empresa, enquadramento SIMEI, o tipo de negócio, e quem são os sócios e administradores caso existam.  
  1. Por meio do Cadastro Centralizado de Contribuintes e Sintegra que permite a consulta de todos os contribuintes de ICMS. 
  1. Pelo SIMEI você consegue verificar a razão social como microempreendedor (MEI). 
  1. Por meio da Junta Comercial de São Paulo você pode consultar a situação cadastral da empresa, contudo isso só é valido geralmente para empresas do estado de São Paulo. 
  1. Birôs privados permitem que telefone, endereço, e-mail e outras informações sejam conferidas.  

Além disso, com a consulta do CNPJ você consegue verificar problemas na justiça, legislativos, a reputação da empresa, se a empresa já teve alguma irregularidade ou sanção. Assim como se a mesma já esteve envolvida em terrorismo, tráfico, lavagem de dinheiro, entre outras violações.  

Automatize o processo de consulta 

Dependendo o tamanho da empresa, fazer a consulta de dados dos clientes e fornecedores manualmente pode se tornar inviável. Algo que apesar de ser essencial, pode tornar o processo de entrada do cliente mais demorado e até mesmo prejudicar as vendas. Uma solução é utilizar processos automatizados de verificação de dados por meio de aplicativos e softwares. Assim, utilizando essa tecnologia você consegue realizar as consultados em fontes públicas e privadas, saber o risco envolvido na negociação e se sentir mais seguro para fornecer ou comprar o serviço.  

Quer saber como conseguir mais clientes de uma maneira fácil e rápida? Não deixe de conferir como atrair mais clientes através das redes sociais.