7 passos para fazer o seu plano de negócios

Plano de negócios - Fonte: Pexels

O plano de negócios é um dos documentos mais importantes de qualquer empresa. Nele estará constado a organização da empresa, as missões e visões, fornecedores, estratégias e todas as bases da empresa e para manter o negócio de maneira sustentável. Portanto, todo empreendedor deve saber como montar um bom plano de negócios seja para conseguir bons investidores ou para construir o seu negócio. Confira a seguir como fazer um plano de negócios passo a passo.  

Passo 1: Sumário 

Nessa parte estará o resumo do empreendimento e o que destaca ele dos demais. Colocando a missão, princípios e valores da empresa, descrição do empreendimento, funcionários e empregados, produtos e serviços prestados, tipos de público, se existe rede física. O investimento total para o funcionamento da empresa, além de informações jurídicas e tributárias.  

Passo 2: Mercado 

A segunda parte deve trazer uma análise de mercado, em que se deve colocar qual o público-alvo, clientes em potenciais e a concorrência existente no ramo. Essa parte irá compreender quais as principais características do mercado atual. Por meio disso, é possível entender melhor como o empreendimento irá se desenvolver no mercado e como poderá se destacar da concorrência.  

Passo 3: Concorrência 

No plano de negócios, além de analisar o mercado de forma geral, é importante fazer uma boa análise dos concorrentes. A partir dessa análise será possível conferir oportunidades no mercado, quais os pontos fortes e fracos das outras empresas, como o seu negócio pode se destacar. E também conseguir notar o que deu certo e não dentro do mercado para saber qual o melhor direcionamento para a sua empresa.  

Passo 4: Fornecedores 

No plano de negócios é importante trazer todos os fornecedores necessários para a empresa conseguir realizar seus processos. Os fornecedores vendem a matéria prima, serviços periféricos e tudo que seja necessário para o funcionamento do negócio. Nessa parte é importante realizar boas pesquisas para encontrar fornecedores de qualidade e com um bom custo-benefício.  

Passo 5: Marketing 

Atualmente, o marketing é uma das partes mais importantes para garantir o sucesso do negócio com o público. Assim, ter um bom plano de marketing pode ser essencial para estabelecer o relacionamento entre empresa e cliente. Nele deve estar colocado as especificações gerais de marketing, bem como as estratégias de marketing de venda de produtos e como o produto ou serviço prestado chegará aos clientes.  

Passo 6: Planejamento operacional  

O planejamento operacional descreve como a empresa irá funcionar no dia a dia, colocando todos os procedimentos para construir o produto final e para a prestação de serviço. Nessa parte também devem ser definidas as metas e objetivos da empresa, sendo elas semanal, mensal e anual.  

Passo 7: Planejamento financeiro 

Por fim, o planejamento financeiro é a parte que deverá ser descrito toda a parte financeira e administrativa da empresa. Investimento necessário, quanto de dinheiro a empresa precisa para funcionar, capital de giro, despesas totais, assim como os pagamentos de funcionários.