5 passos para colocar em prática o empreendedorismo social

Saiba quais são os passos principais para começar a empreender com fins sociais.

Empreendimento social - Fonte: Pixabay
Empreendimento social - Fonte: Pixabay

O empreendedorismo social tem o objetivo de promover ações para as comunidades e grupos de pessoas. Diferentemente do empreendedorismo com fins lucrativos, ele visa a arrecadação de recursos e prestação de serviços gratuitos. 

Se você é um ativista e quer atuar nas causas sociais, esse é o tipo de empreendimento para você. É fazer o bem e trabalhar voluntariamente para o bem da população, aplicando técnicas do empreendedorismo. 

Aqui você vai encontrar os passos principais para começar a empreender com fins sociais. Leia até o final e descubra como você pode ajudar a sociedade com o empreendedorismo social. 

1. Ideia de negócio

O empreendedorismo social segue a linha de qualquer outro tipo de empreendimento. Ele busca arrecadar dinheiro ou conseguir oferecer serviços gratuitos. 

Por isso, é necessário pensar um tipo de negócio que seja possível gerar uma renda suficiente para arcar com as despesas do empreendimento e continuar oferecendo o apoio social. 

Para ter uma boa ideia de negócio você deve estudar o mercado financeiro e definir um tipo de negócio que se alinhe ao objetivo social que você tem em mente. 

2. Os objetivos do negócio

Está mais do que claro que o objetivo central do empreendedorismo social é transformar a sociedade. Mas além disso, como um negócio de mercado, o seu empreendimento social deve ter objetivos a serem alcançados. 

Neste passo, você deve estabelecer tudo o que você pretende alcançar com o seu negócio em prática. Todo empreendimento social busca atender ou solucionar um problema geral. 

Você pode começar por este ponto, pensando em um problema que atrapalha a sociedade e elaborar objetivos para solucioná-lo. Vale lembrar que é necessário pensar objetivos alcançáveis, do micro para o macro. 

3. Estratégias do negócio 

Aqui você deve pensar no como você vai alcançar aqueles objetivos elencados no passo anterior. Para isso, você deve buscar ações que vão ajudar o seu negócio a se estabelecer no mercado. 

É importante salientar que, apesar do empreendedorismo social não ter fins lucrativos, a geração de renda ainda será necessária. Isso porque o seu negócio precisa de um capital de giro para se manter funcionante e atuante na sociedade. 

4. Implementar o negócio 

Por fim, chegou a hora de implementar todo o seu plano de negócio e neste momento ter as expectativas baixas é essencial. Isso devido ao fato de que implementar um negócio no mercado pode não ser um sucesso de primeira. 

Vale sempre buscar melhorar, estudar o seu negócio e identificar as fragilidades e necessidades. Mas isso só pode ser feito com o empreendimento social sendo aplicado na prática. 

Gostou desse post? Segue o blog mundo mídia para companhar muito mais!