4 novas profissões que existirão no metaverso

Novas profissões no metaverso - Fonte: Pexels

Com o avanço da tecnologia, conceitos como o metaverso estão cada vez mais em alta. Com grandes investimentos de empresas, o desenvolvimento de um mundo em que virtual e real se unem está cada vez mais próximo. E esse novo mundo está para abrir também novas oportunidades, afinal essa tecnologia irá precisar de profissionais que saibam como trabalhar nesse meio. Confira a seguir 4 novas profissões que existirão no metaverso.  

Desenvolvedor de ecossistemas 

O metaverso praticamente quer reproduzir o que existe na vida real, porém de maneira virtual. Dessa forma, é como se fosse criado um mundo do zero. Ou seja, será preciso desenvolver leis, regimentos, definir certas burocracias, diretrizes, etc. E isso, quem irá fazer é o desenvolvedor de ecossistemas. Nessa função, o profissional ficará responsável pela organização desse novo mundo, além de buscar investidores governamentais e realizar toda essa parte de transição mais burocrática que temos no físico, para o digital.  

Especialista em Cibersegurança 

Assim como tudo que é digital, o metaverso também terá que lidar com invasões e ataques cibernéticos. Assim, serão necessários vários especialistas em cibersegurança para dar conta do recado e conseguir bloquear esses ataques, bem como aumentar a segurança dos usuários do metaverso. Afinal, ninguém quer perder investimentos realizados na plataforma, ser enganados por fraudes ou perder suas terras digitais.  

Storyteller 

Storytelling é uma palavra já muito utilizada e significa “contar histórias”. Basicamente ao fazer uma apresentação você está fazendo um storytelling, e o contador é o storyteller. Essa profissão será muito importante no metaverso, pois como se trata de um mundo interativo, tudo precisará de um enredo para que as pessoas possam interagir nesse mundo virtual 3D. Dentro de um universo de jogo, o storyteller foi quem criou toda a narrativa pelo qual o jogador irá passar. E dentro do metaverso isso será necessário para simulações de cirurgia, treinamentos de militares e até mesmo fechamento de negócios imobiliários.  

Especialistas em Smart Contracts 

Os Smart Contracts, ou contratos inteligentes, são contratos digitais que são executados sem intervenções humanas. Basicamente, essa será a base utilizada dentro do metaverso. Os smart contracts serão utilizados para negociações, entretenimentos, direitos do usuário dentro do metaverso, privacidade de dados e muito mais.  Assim, especialistas em smart contracts serão necessários para avaliar e analisar as taxas dentro do sistema, assim como garantir que o usuário esteja no seu direito.