4 formas de investir no metaverso

Metaverso - Fonte: Pexels

O metaverso promete revolucionar o mercado e já está trazendo muitas novidades com uma imersão virtual sem igual. E nesse meio, grandes empresas tem feito investimentos gigantescos para garantir sua parte. Confira a seguir 4 formas de investir no metaverso e quais os riscos desse investimento.  

Criptomoedas 

As criptomoedas se tornaram intimamente relacionadas ao metaverso, pois você só consegue fazer compras e investimentos nesse mundo virtual por meio delas. Portanto, uma forma indireta de investir no metaverso é comprando as criptomoedas. As mais utilizadas no mundo virtual atualmente são a MANA, SAND, Bitcoin, ENJIN, YGG. Para poder adquirir esse tipo de moeda é preciso ter um conta em uma corretora de valores especializada em criptomoedas, conhecidas como exchange.  

NFTs 

Com as criptomoedas em mão é possível começar a fazer investimentos diretos no metaverso. Uma das principais formas é comprando NFTs que são ativos financeiros virtuais. Portanto, é possível obter terrenos, imóveis, e outros produtos, como jogos por meio de NFTs. Assim, os NFTs funcionam como um registro de que aquele produto ou espaço virtual realmente é seu.  

ETFs 

Os ETFs são fundos de investimento que seguem um índice de base, o MVIS CryptoCompare Media and Entertainment Leaders. Uma variação, chamada de NFTS11 já está disponível na bolsa de valores brasileira B3, e a partir dele ocorrem investimentos nas criptomoedas que atuam principalmente na parte de mídia e entretenimento no metaverso.  

Fundos de investimento 

Além disso, é possível realizar aplicações em fundos de investimento que funcionam como uma carteira de investimentos, com opção de compra de ações ou renda fixa. Portanto, o mais comum é o investimento em empresas que atuam no metaverso, como o Trend Metaverso FIA BDR Nível 1, da XP.  

Quanto dinheiro é preciso para investir no metaverso? 

As criptomoedas assim como tudo no metaverso ainda é muito novo, e para poder ter valor eles apresentam um limite. Ou seja, existe apenas uma quantidade específica de Bitcoins disponíveis no mundo, não será produzido mais, e é justamente isso que faz com que o produto adquira valor. Contudo, é possível adquirir uma fração de moeda, se tornando mais viável para investidores menores. O valor irá variar dependendo o que se quer ser adquirido.  

Vale a pena investir no metaverso? 

O destaque do mercado em 2022 claramente é o metaverso, contudo como é um investimento da modalidade de renda variável, seu risco se torna maior. Ou seja, em um dia ele pode estar valendo muito e no outro já não mais. Isso faz com que os investidores possam ter altos lucros muito rapidamente, mas também grandes perdas.